Informações Técnicas
Manejo Fitossanitário na Cultura da Cebola
Santa Catarina abastece o mercado nacional de cebola com aproximadamente um terço do consumo anual, graças ao trabalho de mais de 18 mil famílias rurais, que a têm como principal atividade econômica em suas propriedades e que fazem do Estado o principal produtor nacional.(...)


Boletim Técnico Nº 184 - Março/2018
Fertilidade do Solo, Adubação e Nutrição da Cultura da Cebola


SCS373 Valessul: novo cultivar de cebola para Santa Catarina
A cebolicultura é uma atividade de elevada importância econômica, gerando emprego e renda para um grande número de famílias, sobretudo para o município de Ituporanga e região. É consensual entre os elos que compõem a cadeia produtiva a necessidade de se obter cultivares que possuam casca com coloração mais escura e firme, melhor capacidade de armazenagem e ciclo precoce.(...)


Escala diagramática de severidade da queima das pontas
A Epagri-Estação Experimental de Ituporanga desenvolveu e validou a primeira escala diagramática para uma doença da cebola. A escala possui nove níveis de severidade da queima das pontas, causada por Botrytis squamosa. Utilizando a nova ferramenta é possível estimar, com maior precisão e acurácia, a porcentagem de área foliar doente. Dessa forma, a escala poderá ser utilizada por técnicos e especialistas na avaliação da severidade da doença em estudos de resistência de cultivares, eficiência de fungicidas, entre outras áreas. Publicação.



Manual de boas práticas agrícolas
Esta publicação apresenta, de forma objetiva e esclarecedora, informações sobre os mais variados aspectos que caracterizam as boas práticas agrícolas, que se constituem na base do Sistema de produção integrada de cebola (Sispic) no Estado de Santa Catarina. Contempla temas como produção integrada, escolha de cultivares, aspectos fitotécnicos, manejo do solo, correção e adubação, recomendação de calagem e adubação, manejo da água, de plantas indesejáveis, pragas, doenças, tecnologia de aplicação de agrotóxicos, colheita, cura, armazenamento, classificação, embalagem, padronização e comercialização.


Fatores que afetam a Qualidade da Cebola na Agricultura Familiar Catarinense
A cebolicultura é a principal atividade olerícola do estado, tanto em termos de área cultivada quanto em volume de produção colhida ou em valor bruto da produção. Envolve aproximadamente 18 mil famílias de agricultores, que têm nela sua principal ocupação econômica. Este documento destaca os principais entraves atualmente registrados pela cadeia produtiva e apresenta alternativas para solucioná-los. Destina-se à sociedade em geral. Em particular, ao setor diretamente envolvido com a cultura


Outras publicações
Título Ler
Leis Básicas da Fertilidade do Solo library_books
Utilização Agrícola de Resíduos Orgânicos library_books
Sistema de produção integrada de cebola (Sispic) - Caderno de Campo para o técnico library_books
Sistema de produção integrada de cebola (Sispic) - Caderno de Campo do produtor library_books
Sistema de produção integrada de cebola (Sispic) - Caderno de Campo do auditor library_books
Sistema de produção para a cebola Santa Catarina library_books
Zoneamento Agrícola Considerando os Riscos Climáticos para a Cultura da Cebola (Allium cepa L.) Precoce library_books