Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Novembro e Dezembro de 2019, e Janeiro de 2020

Fim de primavera e início de verão quente em SC

Início do Verão: 22/12 às 01h19min.

Precipitação:

Para o trimestre a previsão é de chuva próxima à média climatológica em SC.  Em boa parte dos meses a chuva deve ocorrer com frequência, em forma de pancadas mal distribuídas, por vezes acompanhadas de temporais localizados, preferencialmente no período da tarde e noite. Em dezembro, os valores podem ficar acima da média do mês.

Destaque nesta época do ano é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em novembro a chuva diminui, em relação a outubro, e a média mensal varia de 130 a 180 mm no Estado. Em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200 mm no Estado.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem de frentes frias pelo litoral e influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas em SC, sobretudo no Oeste e Meio Oeste.

Em novembro, dezembro e janeiro diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Temperatura:

A previsão é de temperatura próxima a acima da média climatológica em SC, especialmente no Oeste, no trimestre. Em novembro e dezembro, as massas de ar quente atuarão com mais frequência e serão cada vez mais duradouras. Mas, ainda pode ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul.

Em novembro, dias com mais umidade podem causar nevoeiros associados à nebulosidade baixa, reduzindo a visibilidade, sobretudo do Planalto ao Litoral.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês setembro de 2019 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia negativa de TSM, de -0,5°C a -1,5°C (Figura 1). Nos dias 20 a 26/10 (Figura 2), a anomalia negativa aumentou com valores de -0,1°C a -3,0°C próximo à costa do Peru, e alguns pontos com anomalia positiva de TSM, de 0,5 a 1,5°C no centro e oeste do Pacífico Equatorial. A previsão é de persistência da Neutralidade no próximo trimestre, ou seja, sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

tempocean
Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em setembro de 2019.

tempocean2
Figura 2 - Anomalia da TSM noPacifico e Atlântico, nos dias 20 a 26 de outubro de 2019.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, NSC e ALERTABLU