Verão

Previsão Climática - 3 meses

Fevereiro, Março e Abril de 2020
Verão segue quente em SC

Início do Outono: 20/03 às 00h50min.

Precipitação:
No trimestre a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC. No mês de fevereiro a chuva estará abaixo da média, ocorrendo de forma mal distribuída espacialmente e em volumes, com algumas localidades apresentando pontuais bem mais elevados do que em outras, sobretudo do Oeste ao Planalto.

Destaque Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhamento  diário dos boletins informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
A chuva em fevereiro é causada pelas frentes frias, que passam com deslocamento rápido pelo litoral catarinense, e pela convecção da tarde, localizadas e de curta duração com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada. A média mensal em fevereiro é de 150 a 170 mm no Planalto e chega e 190 a 210 mm no Oeste, Meio Oeste e no Litoral. Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina, com média mensal variando de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e variando de 150 a 210 mm no Litoral do Estado. Em abril, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 110 a 170 mm, no Estado.

A chuva mais significativa no trimestre em SC, normalmente ocorre devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa ocorrem no Oeste e de Laguna ao norte (Grande Florianópolis e Litoral Norte) em fevereiro.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:
A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima da média climatológica em SC. No inicio do trimestre as temperaturas estarão mais elevadas, devido às massas de ar quente que seguem atuando com freqüência sendo esperada de uma a duas ondas de calor com temperatura alta durante alguns dias consecutivos. Ressalta-se que podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul em fevereiro, sendo mais frequente no meses seguintes. No fim de março e em abril começam a chegar às primeiras massas de ar frio.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
No mês dezembro de 2019 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia positiva de TSM, de 0,5°C a 1,0°C (Figura 1). Na semana de 12 a 18/01/2020 (Figura 2), foi observada anomalia negativa com valores entre -1,0°C e -0,5°C, em frente à costa do Peru. A previsão é de Neutralidade para o trimestre, sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

ultima asst
Figura 1 -
Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em dezembro de 2019.

tsmglobo
Figura 2 -
Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, nos dias 12 a 18 de Janeiro de 2020.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima / Clóvis Corrêa (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, AlertaBlu/Defesa Civil, Cigerd, UFSC e NSC TV.