Inverno

Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Agosto, Setembro e Outubro de 2020

Temperatura acima da média em SC

Início do Primavera: 22/09 às 10h31min.

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva próximo a abaixo da média climatológica, especialmente nos meses de inverno o indicativo neste ano é de chuva escassa. A primavera marca o retorno da chuva melhor distribuída e com mais volume.

Destaque
: eventos de chuva intensa, em curto intervalo de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em agosto a chuva segue sendo causada principalmente pela passagem de frentes frias. A partir de setembro, e no mês de outubro, serão mais comuns os sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos que se formam e intensificam no Sul do Brasil, e os Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) passam a ser responsáveis por boa parte da chuva. No trimestre, sobretudo em setembro e principalmente em outubro, os maiores volumes de chuva se concentram no Oeste e Meio Oeste. No mês de agosto, a média climatológica varia de 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, e de 90 a 130 mm do Planalto ao Litoral. No mês de setembro a média de chuva varia de 150 a 190 mm e chegando a 200 mm em outubro no Oeste e Meio Oeste e em ambos meses a média é de 130 a 170 mm do Planalto ao Litoral.

No trimestre ciclones extratropicais deslocam-se pelo litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso,maragitado comressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

No trimestre a temperatura estará acima da média climatológica em SC. No restante do inverno massas de ar seco ainda garantirão maior perda de calor e resfriamento noturno, com madrugadas frias de temperaturas baixas com formação de geada, com mais frequência nas áreas mais altas do Estado. Dias com amplitude térmica (maior variação entre temperaturas baixas ao amanhecer e tardes quentes) se repetirão em agosto e começo de setembro.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês junho de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram anomalia mensal -0,5°C a -1,5°C (Figura 1) mantendo a condição de Neutralidade observada até o momento, porém ampliando a área de resfriamento de TSM. A temperatura da superfície o mar (TSM) na semana de 14 a 20/06/2020 (Figura 2) registrou maior área com anomalia negativa mais intensa, com valores negativos entre -1,0°C e -2,0°C, na área de monitoramento do Pacífico Equatorial, indicando maior resfriamento na TSM. A condição para o trimestre agosto-setembro-outubro indica a persistência do resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial e a configuração do fenômeno La Niña até o final de 2020.

ultima_asst.gif
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em junho de 2020.

tsmglobo.gif
Figura 2 - Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, nos dias 19 a 25 de julho de 2020.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima/Gilsânia Crúz (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, CIGERD, AGF Anti-Granizo, NSC e IFC.