Inverno

Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA
Agosto, Setembro e Outubro de 2019
Inverno ameno e primavera com elevação na temperatura
Precipitação:
Trimestre com previsão de chuva próxima a abaixo da média climatológica em SC. Persiste a condição de chuva mal distribuída no tempo e no espaço, alternando períodos de chuva e mais secos. O mês de agosto deve manter o padrão observado nos meses anteriores de pouca chuva. A partir de setembro a chuva deve ser mais frequente no estado.

Destaque
: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda acompanhamento diário dos boletins informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
Agosto é um dos meses com menos chuva em Santa Catarina, com dias ensolarados e ar mais seco. O risco de temporais com granizo e ventania é menor em agosto e, com a primavera passa a ser mais frequente associado à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM) mais comuns a partir de setembro.

Em agosto os valores de chuva variam de 90 a 130 mm no Litoral e Vale do Itajaí e Planalto, e entre 140 a 190 mm no Oeste e Meio Oeste. Em setembro o volume de chuva aumenta em relação agosto, variando de 110 a 130 mm no Litoral Sul, varia de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste. Em outubro o volume de chuva permanece entre 110 e 130 mm no Litoral Sul, passa a 130 a 170 mm no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto, e no Oeste e Meio Oeste é o mês com o maior volume de chuva de 190 a 230 mm.

No trimestre a ocorrência de ciclones extratropicais no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina provocam ventos fortes e persistentes, mar muito agitado e por vezes ressaca com perigo a navegação de embarcações de médio e pequeno porte, assim com danos em áreas costeiras no litoral catarinense.

Temperatura:
O inverno continua ameno e a primavera chega com elevação na temperatura, com previsão para o trimestre de temperatura acima da média climatológica em SC. As massas de ar frio seguem chegando com pouca intensidade e com menor duração sobre Santa Catarina (de 1 a 3 dias), intercalado com períodos mais aquecidos, devido ao fenômeno El Niño. Em especial no mês de agosto podem ocorrer episódios (de curta duração) com dias de frio intenso e temperatura mínima próxima de zero grau e negativa nas áreas altas do Estado, com formação de geada ampla. Em agosto ainda há chance de neve, com maior probabilidade nas áreas altas do Planalto Sul.

São características do inverno: nevoeiros principalmente na madrugada e primeiras horas da manhã, associados a nebulosidade baixa com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês junho e em especial nos dias 14 a 20 de julho de 2019, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram ampliação da área de valores de anomalia negativa de TSM, de -0,5°C a -1,0°C (Figuras 1 e 2). Na área de monitoramento do Pacífico é observada a evolução de TSM de valores positivos para valores negativos, os valores de radiação de onda longa (ORL) estão em elevação indicando diminuição na formação de nebulosidade, os ventos Alísios estão próximo a normalidade, indicando uma rápida transição do fenômeno El Niño para Neutralidade durante a primavera de 2019.

tsm jun2019
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico Pacifico, em junho de 2019.

tsm junsemana2019
Figura 2 - Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, nos dias 14 a 20 de julho de 2019.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima / Gilsânia Cruz (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, SDC e AGF