EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno4.png

Técnicas da ANA avaliam as atividades da Sala de Situação ANA/Epagri/Ciram

No último dia 17 de novembro foi realizada reunião de avaliação das atividades da Sala de Situação ANA/Epagri/Ciram em Santa Catarina. Estava presentes técnicas da Agência Nacional de Águas - ANA, Srta. Alessandra Daibert Couri, Coordenadora de Articulação com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – COART da Superintendência de Operações e Eventos Críticos – SOE da ANA, Sra. Diana Wahrendorff Engel da Coordenação de Operação da Rede Hidrometeorológica – COREH da Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica – SGH, da Epagri/Ciram pesquisador Sr. Guilherme Xavier de Miranda Junior, Coordenador da Sala de Situação ANA/Epagri/Ciram, o pesquisador Sr. José Luiz Rocha Oliveira, Coordenador do Contrato ANA/Epagri, o pesquisador Alan Henn e a Sra. Kellen de Cássia B. Kruscinski, técnica em meteorologia.

Na oportunidade foram apresentadas para as técnicas da ANA a nova sala de situação no setor de hidrologia do Ciram, com a instalação de novos equipamentos de vídeo, que facilitam o monitoramento sistemático das estações hidrológicas. Além disso, foram discutidas as atividades que a equipe desenvolveu ao longo de 2016, com a emissão de 214 boletins de monitoramento hidrológico e 44 avisos de eventos extremos de estiagem e enchentes. A abrangência destes serviços prestados ultrapassaram a fronteira de Santa Catarina, pois mais 106 mil pessoas acessaram estas informações ao longo de 2016, sendo que a cidade São José dos Campos em São Paulo é a cidade onde mais acessou o monitoramento hidrológico através do Sistema Rios-On-Line. O motivo deste acesso é que nesta cidade está sediada o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Para a finalizar novas metas serão desenvolvidas pela equipe que participou desta reunião, fortalecendo ainda mais a parceria entre a Epagri e a ANA no monitoramento hidrológico de Santa Catarina.