Epagri/Ciram participa na XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água

xx reuniao solo agua

A equipe de pesquisadores da Epagri/Ciram participou, de 20 a 24 de novembro de 2016, da XX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, realizada em Foz do Iguaçu (PR). A Epagri teve 04 trabalhos aprovados no evento.

A XX RBMCSA foi um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo – SBCS e teve por objetivo promover sistemas sustentáveis de uso dos recursos solo e água para todos os biomas brasileiros. A 20a edição foi organizada pelo Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo Núcleo Estadual Paraná – SBCS/NEPAR, tendo como tema central “O solo sob ameaça: conexões necessárias ao manejo e conservação do solo e da água”.

Os pesquisadores Everton Blainski, Iria Sartor Araujo, Denilson Dortzbach e Kleber Trabaquini apresentaram os resultados de 03 estudos distintos: na Bacia do Rio Camboriú (Balanço Hídrico Climatológico e Estimativa de Perdas de Solo), na região Meio Oeste (Atributos Químicos do Solo de Vinhedos) e o Mapeamento da Capacidade de Água Disponível Para os Solos em todo o Estado de Santa Catarina.

Estes estudos possuem o objetivo comum de produzir conhecimento capaz de gerar tecnologias que apontam para as melhores formas de manejo do solo, garantindo o aumento de produção aliado à conservação das terras agrícolas e da água, o que permanece como um grande desafio frente a atual degradação.