EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

23 DE MARÇO DE 2017 DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL

Mensagem oficial, o Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Petteri Taalas, ao abordar o tema “Entendendo as nuvens” destaca o seu papel nas previsões, avisos meteorológicos e suas incertezas no estudo da mudança climática. As nuvens requerem nossa maior atenção, pois exercem em escala mundial o deslocamento de água e define a distribuição mundial dos recursos hídricos.

Por outro lado, o Dia Meteorológico Mundial de 2017 irá fornecer uma oportunidade para celebrar a beleza inerente e o apelo estético das nuvens, que têm inspirado poetas e artistas por todo o mundo e durante toda a história. Na ocasião será lançada a versão atualizada do Atlas Internacional de Nuvens, que continuará a servir como documento de referência normalizado para os sistemas de observação operativos.

Atualizado pela última vez em 1987, o Atlas será publicado como produto digital de fácil consulta para meteorologistas profissionais, mas também será de grande interesse para entusiastas amadores, observadores de nuvens e o público em geral.

O significado da data – O Dia Meteorológico Mundial comemora, desde 1961, a entrada em vigor da convenção que instituiu a OMM (23 de março de 1950), sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873. A cada ano, as celebrações da data concentram-se em um tema da atualidade definido pelo Conselho Executivo da OMM.

WMD2017 poster branding nolink JN1791 EN

EQUIPE DE METEOROLOGISTA  DO SETOR DE PREVISÃO DO TEMPO, MAR E CLIMA DA EPAGRI/CIRAM 

23 DE MARÇO DE 2017

DIA METEOROLÓGICO MUNDIAL