EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Automatização da Estação Convencional de Urussanga

sds urussanga1

Através dos recursos da SDS-SC Rural/2016 foi viabilizado a aquisição dos sensores para automatização das estações convencionais nas Unidades da Epagri.

Nos dias 09 e 10/03/2017 foi instalada a estação automatizada na EE Urussanga, e já está medindo e transmitindo, de forma horária, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva, temperatura do ar (simulando bulbo seco e bulbo úmido). Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados através do Agroconnect.

A instalação foi feita pelos técnicos Paulo Bezerra (Epagri-Ciram) e Thays Camassola (EE Urussanga), sob coordenação da pesquisadora Dra. Iria Sartor Araujo (Epagri-Ciram), com apoio da equipe de campo e do gerente Stevan Arcari da EE Urussanga.

Os sensores (células de carga) para monitorar o tanque classe A já foram adquiridos pela Epagri-Ciram e a programação e o layout de instalação estão em desenvolvimento para posterior instalação.
No mês de abril/2017 está prevista a instalação de mais duas estações automatizadas localizadas na EE de Lages e EE São Joaquim.

Até o final ano de 2017 estão previstas as automações de outras 05 estações convencionais: Caçador, Videira, Chapecó; Campos Novos e São Miguel D'Oeste .

A modernização dos sistemas de monitoramento meteorológico é uma tendência e mais uma vez o estado de Santa Catarina se destaca, inovando a tecnologia, reduzindo os custos e aumentando a confiabilidade dos dados.