EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Nova estação agrometeorológica em Abelardo Luz

nova estacao abelardo1

A partir do dia 25/05/2017 o município de Abelardo Luz passou a contar com uma estação agrometeorológica automática telemétrica. O equipamento foi instalado pelos técnicos da Epagri/Ciram com o apoio do Escritório Municipal da Epagri de Abelardo Luz. Assim, desde o dia 25 a região passou a contar com o monitoramento horário de chuva, temperatura e umidade relativa do ar e molhamento foliar.

Além dos dados agrometeorológicos básicos, o equipamento servirá para a geração de avisos de favorabilidade à ocorrência de doenças como a Ferrugem Asiática para a cultura da soja; Requeima, Pinta Preta, Septoriose e Mancha bacteriana na cultura do Tomateiro. Além disso, outras informações estratégicas para o manejo dos cultivos como: horas de frio, graus dia, balanço hídrico, risco de incêndio e ocorrência de geadas poderão ser consultadas.

A estação faz parte do programa de modernização da rede de monitoramento agrometeorológico da Epagri e foi viabilizada com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável através da Diretoria de Recursos Hídricos.

Todos os dados coletados e informações geradas a partir da Estação Agrometeorológica de Abelardo Luz podem ser visualizados a partir da plataforma Agroconnect (ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/).

nova estacao abelardo2