Inverno
inverno4.png

Monitoramento Hidrológico Auxilia a Operação da Barragem de Contenção de Enchente em Concórdia/SC

barragem concordia1

Hoje a população da cidade de Concórdia está mais segura devido a parceria entre a Prefeitura Municipal de Concórdia e a Epagri. Durante o dia de hoje, 31/05, ocorreu um trabalho integrado entre o poder público municipal e estadual, onde a equipes trabalharam para conter a onda de cheia na cidade.

Segundo o registro do monitoramento da Epagri/Ciram a barragem acumulou água até a cota máxima de 8,06 m às 09:30 h, este trabalho integrado entre as equipes (prefeitura e Epagri), fizeram com que a barragem não transborda-se evitando a inundação em todo o centro de Concórdia.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram Sr. Guilherme Miranda, este trabalho de parceria é fundamental para evitar eventos extremos de inundação em Concórdia. “Estamos trabalhando em parceria, integrando as ações estaduais e municipais para o bem-estar da população. Acredito que esta iniciativa de trabalhar de forma integrada entre as equipes, seja uma maneira de otimizar os recursos públicos para o bem social de toda a população de Concórdia”.

Além do trabalho integrado entre as equipes, está previsto nesta parceria a instalação de mais 02 estações hidrometeorológicas, a manutenção e operação de toda a rede de monitoramento e o estudo de regras operativas para a barragem de contenção. Este trabalho que envolve a equipe do setor de hidrologia da Epagri/Ciram é uma das atividades que esta equipe executa, além de outros trabalhos de hidrologia e monitoramento junto à Agência Nacional de Águas – ANA, CASAN, CELESC, SDS e outras instituições.

Fonte: Miro - PM Concórdia

barragem concordia2