Automatização da Estação de Águas Mornas

aguasmornas

No dia 05/07/2017 uma estação agrometeorológica automática telemétrica foi instalada no município de Águas Mornas (SC). A partir de agora serão monitoradas, de forma horária, as variáveis de precipitação (chuva), temperatura, umidade relativa do ar e molhamento foliar.

Tal equipamento já existia no município desde o projeto SC-Rural - Microbacias 2 da Epagri, monitorando apenas a chuva e o nível do Alto Cubatão. Com a finalização deste projeto, e em virtude da ausência de sinal para transmissão dos dados, a mesma foi realocada e migrada para um modelo que proporcione o acompanhamento diário durante as atividades agropecuárias e manejo das lavouras na região, além, de auxiliar na emissão de laudos quando da ocorrência de eventos extremos.

A estação agrometeorológica de Águas Mornas registra e envia os dados para o banco localizado em Florianópolis, sendo que as informações estão disponíveis para a população através dos sistemas de visualização como o Agroconnect e Monitoramento On Line, de forma pública e gratuita. Este sistema é independente de energia elétrica, pois é alimentado por energia solar, e mesmo em períodos nublados ou chuvosos seu funcionamento estará garantido.

A realocação desta estação foi realizada pela Epagri-Ciram, através da instalação efetuada pelos técnicos Paulo Bezerra e Rafael Araujo, sob coordenação da pesquisadora Iria Sartor Araujo e apoio do extensionista Rogério Blankenburg do escritório municipal de Águas Mornas e da Prefeitura Municipal.