Inverno
inverno3.png

Epagri/Ciram lança nova funcionalidade no Litoral On-Line

litoral tsm

A Epagri/Ciram acaba de lançar uma nova funcionalidade no sítio "Litoral On-Line". Com a melhoria é possível acompanhar a temperatura da superfície do mar (TSM) em qualquer ponto da costa catarinense. A ferramenta busca, recorta e disponibiliza de forma automática para o litoral sul brasileiro os dados de TSM fornecidos pelo Sistema de Modelagem Oceânica Regional (ROMS) do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Agência Espacial Norte-americana (NASA).

O ROMS fornece uma combinação diária de dados de TSM obtidos por diferentes sensores orbitais e milhares de boias e navios, gerando um produto global com resolução de grade equivalente a 1 km. Além da resolução aprimorada, os dados são livres de nuvens, facilitando a interpretação das feições oceanográficas. Devido a complexidade para a geração deste produto, a TSM do ROMS é disponibilizada entre 24 e 48 horas após a obtenção dos dados.

A partir de agora qualquer usuário pode acessar, além das informações tradicionais de nível do mar e dados meteorológicos, a temperatura da superfície do mar (TSM) no sítio do Litoral Online. Esta nova informação pode ser utilizada pelos banhistas, praticantes de esportes aquáticos e por pescadores artesanais e industriais.

Acesse o Litoral On-Line e confira a novidade!