EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Epagri/Ciram implementa rede de monitoramento da temperatura da água em tempo real na costa de Santa Catarina

litoral temp
Fig. 01. Litoral Online, o site de monitoramento costeiro da Epagri/Ciram

Em uma iniciativa inédita, a Epagri/Ciram está implantando uma rede de monitoramento online da temperatura da água nas praias de Santa Catarina. Até o momento, a medição da temperatura (com precisão de duas casas decimais), já está implementada em 6 (seis) pontos da costa Catarinense (1. porto de Itapoá, 2. praia de Laranjeiras (Balneário Camboriú), 3. Caieira da Barra do Sul (Florianópolis), 4. porto de Imbituba, 5. porto de Laguna e 6. barra do rio Mampituba (Passo de Torres).

A leitura da temperatura da água em tempo real, que é de grande interesse para pescadores, banhistas, maricultores, surfistas e usuários das praias em geral , é feita a cada hora, e pode ser acessada em tempo real no sítio Litoral Online.

A iniciativa surgiu a partir de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram, com apoio da Finep, do CNPq, Fapesc e SDS, sendo disponibilizado sem custos à todos os cidadãos catarinenses e outros interessados.

Para ilustrar a importância desta informação, na véspera deste feriado (14/11/18; 16:00h) temos uma massa de água quente atuando nas praias do Norte do estado, registrando temperaturas da água de 26,59 oC em Balneário Camboriú e ao mesmo tempo, outra massa de água fria atuando nas praias do Sul do estado, acusando temperatura da água de 19:45 oC em Imbituba. Fique atento...