EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno3.png

Indicação Geográfica Vales da Uva Goethe está na final da maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro

LOGO Denilson Dortzbach

Inscrita no Prêmio Rodrigo 2019, pela Epagri e Progothe (Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da Região de Urussanga) a Indicação Geográfica Vales da Uva Goethe é selecionada na etapa estadual do Prêmio, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A etapa final definirá quais serão os oito vencedores da maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro. As 99 ações selecionadas passarão pela análise da Comissão Nacional de Avaliação e o resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 05 de setembro de 2019.

Os “Vales da Uva Goethe” é um dos mais autênticos redutos de colonização italiana localizada no sul de Santa Catarina, com inúmeras edificações incluídas no projeto Roteiros Nacionais de Imigração (IPHAN). São casas e igrejas históricas, museus e até propriedades rurais onde a influência italiana está presente nos mínimos detalhes. O desenvolvimento e fortalecimento do turismo na região se tornam, dessa forma, uma das prioridades para a região. Existe ainda a grande importância cultural atribuída pela comunidade local ao vinho. O detalhamento dessas relações histórico-culturais foi alvo de pesquisas na consolidação da identidade dos “Vales da Uva Goethe” como um território único voltado à produção dos seus vinhos Goethe.

O projeto é uma ação conjunta entre diversas instituições, ao lado de produtores e prefeituras que integram o “Vales da Uva Goethe”, sendo assim mais uma alternativa econômica no espaço rural, alicerçada na preservação da identidade cultural
catarinense.

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5161/premio-rodrigo-projetos-selecionados-na-etapa-estadual-seguem-para-disputa-nacional

Contato:

Denilson Dortzbach

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 48 36655157