EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno4.png

Condições de estiagem para 12 estações hidrológicas monitoradas pela Epagri/CIRAM

aviso estiagem 01 29072019

Devido a baixa ocorrência de chuvas significativas em Santa Catarina, algumas estações hidrológicas monitoradas apresentam condições de condições de estiagem para a utilização deste recurso natural.

No total são 12 locais onde os níveis dos rios estão abaixo da vazão necessária para a utilização nas diversas atividades produtivas como abastecimento de água, irrigação, dessedentação de animais, geração de energia elétrica, entre outras.

A situação mais crítica está nos municípios de Canoinhas, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, São João Batista, Passos Maia, Concórdia, Camboriú, Rio Negrinho e Itapema (ver tabela acima).

Segundo o pesquisador de Hidrologia da Epagri/CIRAM, Guilherme Miranda, “esta estiagem também ocorreu nesta época do ano nos anos de 2017 e 2018”. Segundo o pesquisador, não temos a cultura de armazenar água para a sua utilização ao longo do ano, a maioria das barragens existentes não conseguem regularizar os cursos de água.

As exceções são as barragens de São Bento da CASAN em Siderópolis e as Barragens do Rio Leão e do Rio Bonito da Cooperativa de Irrigação de Jacinto Machado em Santa Rosa do Sul, e demais barragens de geração de energia na bacia do Rio Uruguai e Pelotas.

Para acompanhar acesse: http://www.ciram.epagri.sc.gov.br/riosonline/

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 48 36655124