EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno2.png

Faltará frio para as fruteiras nesse ano?

efeito frio brotacao190819

Apesar do frio intenso ocorrido nas últimas semanas, este ano de 2019 é, até o momento, um dos 5 piores anos em termos de ocorrência de frio registrados. As plantas frutíferas temperadas, como a maçã e o pêssego, por exemplo, dependem de uma certa quantidade de frio no inverno para desencadear um novo ciclo produtivo, que começa com a brotação e a floração. Esses dois momentos são cruciais para a produção de frutas, tanto em quantidade, quanto em qualidade.

Santa Catarina está localizada numa região subtropical, onde os invernos são desuniformes, podendo ocorrer muito ou pouco frio, dependendo do ano, devido a maior ou menor chegada das massas de ar polares.

Se observarmos a quantidade de horas de frio ocorrida (temperaturas < 7,2°C) a situação poderia ser considerada preocupante. Até 15 de agosto, quantidade de frio acumulada na região produtora de frutas temperadas, Planalto Sul e Meio-Oeste, está abaixo de 60% da média histórica que ocorre nessas regiões.

Mas para as plantas frutíferas temperadas, a faixa de temperaturas entre 7 e 15°C também são positivas para o acúmulo de frio requerido pelas plantas, e não somente temperaturas abaixo de 7,2ºC. Esse acúmulo de temperaturas é conhecido como Unidades de Frio.

Se observarmos o acúmulo de frio através desse índice, Unidade de rio, a situação deste ano já não é tão preocupante assim, pois este índice de acúmulo de frio já estaria acima de 80% da média histórica nas principais regiões produtoras. De qualquer forma, a quantidade de frio deverá ficar abaixo da média histórica para todas as regiões. Desse modo, um manejo para a indução da brotação das plantas deverá ser feito para minimizar os efeitos negativos da insuficiência em frio hibernal.

Segundo a Epagri/Estação Experimental de Caçador, a brotação da macieira deverá atrasar um pouco nesse ano, ficando entre 20/09 e 5/10, na Gala e entre 15/09 e 05/10 na Fuji.

As informações sobre a época e o tratamento de indução da brotação pode ser obtido com os técnicos nos escritórios municipais da Epagri, como também nas Estações Experimentais da Epagri de Caçador e São Joaquim.

A Epagri/Ciram faz o acompanhamento anual do acúmulo de frio que ocorre de abril a setembro de cada ano. Esse monitoramento é disponibilizado no endereço http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=510&Itemid=480, sendo atualizado diariamente. No mesmo endereço é viabilizado mensalmente o Informativo Técnico da Epagri/Estação Experimental de Caçador, onde é comentada a situação atual nas principais regiões produtoras.

Contato:

Gabriel Berenhauser Leite

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (048) 3665-5120