EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno3.png

Situação de estiagem em Santa Catarina

estiagem mapa210819
Figura 01 – Dados acumulados de precipitação (mm) de 01/07/2019 a 20/08/2019 .

Devido aos baixos valores de precipitação nos meses de junho, julho e boa parte de agosto, bem abaixo da média histórica, os regimes hidrológicos dos rios de Santa Catarina estão abaixo da normalidade, apresentando uma situação de estiagem. A Figura 1 mostra a precipitação acumulada nos últimos 51 dias. As regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí (áreas em tons de laranja e vermelho) registraram os menores valores de chuva no período.

Esta condição de baixa pluviometria, reflete na disponibilidade de águas nos rios dos complexos e bacias hidrográficas do Araranguá, Canoinhas, Cubatão do Sul, Itajaí-Açú, Tijucas, Tubarão, Chapecó, Peixe, Jacutinga, Camboriú e Negro.

Atualmente existem 15 pontos de monitoramento hidrológico que são mais críticos em Santa Catarina nos seguintes municípios: Meleiro, Canoinhas, Palhoça, Alfredo Wagner, Chapadão do Lageado, Taió, São João Batista, São Martinho, São Carlos, Tangará, Concórdia, Camboriú e Rio Negrinho, conforme Tabela 01.

estiagem tabela210819
Tabela 01 – 15 pontos de monitoramento hidrológico que são mais críticos em Santa Catarina.

Informações sobre a previsão do tempo para os próximos 15 dias.

Nos próximos dias, a única chuva prevista para Santa Catarina deve ocorrer entre a noite de quinta (22/08) e a manhã de sexta-feira (23/08), de forma mal distribuída e com baixo acumulado: 5 a 10 mm no Oeste, Meio-Oeste e norte do estado, e 0 a 5 mm na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul. No restante do mês de agosto e primeira semana de setembro, os indicativos são de tempo seco SEM CHUVA e temperatura em elevação.

Acompanhe: Rios On-Line

-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=

Contato: Hidrologia

Guilherme Xavier de Miranda Junior
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (048) 3665-5124

Contato: Meteorologia

Clóvis Roberto Levien Correa
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (048) 3665-5133