EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera1.png

Apresentação de trabalho no VIII Workshop Catarinense de Indicação Geográfica

vianna051119

Nos dias 30 e 31 de outubro, pesquisadores da área de zoneamento da Epagri/Ciram participaram do VIII Workshop Catarinense de Indicação Geográfica (IG) e VII Mostra de Produtos Tradicionais na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A equipe apresentou o trabalho "Indicação de Procedência dos Vinhos de Altitude de Santa Catarina: Construção Coletiva dos Limites de uma Indicação Geográfica”, um estudo de caso no qual aplicou-se um método participativo para definir a modalidade e a área geográfica da IP. Segundo esse método, as informações cartográficas geradas a partir do uso de geotecnologias e análise espacial devem ser utilizadas em reuniões técnicas entre especialistas, gestores e produtores, para auxiliar na escolha da modalidade de IG mais adequada (Indicação de Procedência ou Denominação de Origem) e na definição do seu limite geográfico.

Os autores destacaram que o processo participativo de construção das proposições para a IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina permitiu integrar informações e conhecimento técnico aos interesses, experiências e expectativas do setor produtivo vitivinícola. A principal conclusão do trabalho foi que o registro de uma IG, como um processo político, deve ser participativo e deve estar apoiado sobre argumentos geográficos sólidos.

Contato:

Luiz Fernando Vianna

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (048) 36655161