Epagri Instala Monitoramento de Colmeias em Bela Vista do Toldo

apis belavistadotoldo hamilton100220

Com o apoio da gerência regional da Epagri de Canoinhas, os técnicos da Epagri/Ciram instalaram nesta semana uma unidade digital de monitoramento apícola na propriedade do apicultor Sr. André Schimboski.

A unidade compõe-se de células de medição horária do peso de três colmeias. Mede também as variáveis ambientais precipitação pluviométrica, umidade relativa e temperatura do ar e juntamente com o peso das colmeias mede a temperatura e umidade relativa do ar dentro da colmeia. Os dados destas variáveis são coletados automaticamente e enviados automaticamente para o banco de dados em Florianópolis e disponibilizados no site do CIRAM http://ciram.epagri.sc.gov.br/.

O projeto Tecnologia ambiental para a apicultura da Epagri/CIRAM visa dar suporte à cadeia produtiva do mel em Santa Catarina. No âmbito deste projeto coordenado pelo Dr. Everton Blainski com a participação da equipe de pesquisadores e extensionistas da Epagri foi implementado o site Apis on line http://ciram.epagri.sc.gov.br/apicultura/. Neste Site são encontradas inúmeras informações da cadeia da apicultura em Santa Catarina.

Na atualidade onde todos se deparam com problemas frente às mudanças climáticas, aplicações de agrotóxicos, urbanização dos espaços rurais e êxodo rural, desaparecimento das colmeias, Santa Catarina dá um passo à frente para entender e sugerir soluções para os problemas da atualidade.

Conforme o site da BBC.com "A falta de abelhas provocaria um efeito em cascata: se não temos sementes, não temos pasto, flores, frutas, nem animais que se alimentam de frutas. As abelhas e os demais polinizadores desempenham um papel fundamental na regulação dos ecossistemas", explica Carolina Starr, consultora de biodiversidade e serviços aos ecossistemas da FAO (braço da ONU para alimentação e agricultura).

Contato:

Hamilton Justino Vieira