EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:20/06 Fim:22/09
inverno4.png

A chuva de junho em SC: fim da estiagem?

laura190620img1
Figura 1 – Total de chuva em SC, entre 01 e 15 de junho de 2020
(Elaboração: Maikon Alves – Epagri/Ciram)

#NotaMeteorológicaEpagriCiram#PrevisãoTempoSC

Depois de um outono seco, marcado por um quadro de estiagem em boa parte das regiões catarinenses, a precipitação da primeira quinzena de junho superou os 100 mm em grande parte do estado, principalmente no Oeste e Meio-Oeste, como pode ser visto nas áreas em azul no mapa da Figura 1. No Alto Vale e sul do Estado, no entanto, foram registrados menores volumes, entre 50 mm e 75 mm. Com isto, a situação hídrica ainda requer uma atenção especial dos profissionais da Epagri/Ciram.

Segundo Guilherme Miranda, hidrólogo do Centro, a situação de estiagem persiste principalmente no Vale do Itajaí. A chuva registrada entre os dias 10 e 12/06 não foi suficiente para alterar a situação hidrológica na região, principalmente na área das bacias dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste. “Nestas bacias, as águas da chuva escoaram, e não foram retidas e armazenadas, pelo solo e pelas barragens existentes para regularizar as vazões destes rios”, explica Miranda.

Este comportamento pode ser observado na Figura 2, da estação hidrológica de Taió, localizada no Vale do Itajaí, que compõe a Rede de Estações monitoradas na Epagri/Ciram.

Miranda ainda ressalta que, nas demais regiões catarinenses, a situação no momento encontra-se dentro da normalidade hidrológica. E recomenda a busca de informações do monitoramento dos rios em SC no site da Epagri/Ciram (ver Rios On-Line).

laura190620img2
Figura 2 – Distribuição da precipitação e do nível do rio Itajaí do Oeste, entre 09 e 19/06/2020, na estação hidrológica de Taió/SC.

Contato: 

Laura Rodrigues - Meteorologista
Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 48 3665-5124