EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:20/06 Fim:22/09
inverno4.png

Rede maregráfica da Epagri passa a contar com dados de maré de Itajaí


Fig. 1. A estação maregráfica da Univali fica aprox. 2 km da boca da barra do rio Itajaí

A partir do dia 8 de julho a rede maregráfica da Epagri passou a contar com dados de maré de Itajaí, um dos mais importantes polos da navegação comercial e esportiva de Santa Catarina e do Brasil.

Mas a disponibilização desses dados não foi uma ação isolada. Pelo contrário, contou com a cooperação de uma instituição de ensino (Univali), um clube social esportivo (Cabeçudas Iate Clube) e de uma agência do Governo Estadual (Epagri). Tudo isso com o fundamental apoio financeiro da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), a maior usuária e interessada nos dados de maré no local.

Graças a esse esforço, daqui pra frente os valores horários das marés astronômica (previsão) e observada (medida) para a boca da barra do rio Itajaí podem ser acessadas em tempo real por todos os interessados através do sítio Litoral Online. Já no sítio Maregrama, o interessado obtém dados de maré com um detalhamento ainda maior, coletados em intervalos de 15 min.

O sítio Litoral Online foi desenvolvido pela Epagri em 2016, atendendo a uma demanda dos Portos de São Francisco do Sul e Imbituba, e reúne num único portal um grande número informações meteorológicas e das condições do mar para Santa Catarina.

Com a estação de Itajaí, agora são 12 estações com dados de maré, 6 pontos com dados da temperatura do mar, 6 estações meteorológicas completas (vento, precipitação, temperatura do ar, pressão atmosférica) e um correntômetro instalado na baía de Babitonga, disponibilizando gratuitamente informações de clima e mar a todos os interessados.

Em 2019 o sítio Litoral Online foi acessado em média 300 vezes/dia. No início de abril de 2020, quando ocorreram super marés e alagamentos em vários pontos da costa, o sítio chegou a ter 4.000 acessos num único dia.

O sítio Litoral On-Line é mais um componente do esforço contínuo da Epagri em oferecer a todos os Catarinenses o acesso a informações ambientais de qualidade e em tempo real.


Fig. 2. Vista aérea do Cabeçudas Iate Clube (Itajaí)


Fig. 3. Sensor do tipo radar instalado pela Univali para monitorar as marés em Itajaí

Contato:

Matias G Boll

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: +55(48)3665.5174