Inverno

O contraste da chuva de julho em SC: 200 mm no sul e 20 mm no norte

laura130720 img1
Figura 1 – Total de chuva em SC, entre 01 e 13 de julho de 2020
(Elaboração: Maikon Alves – Epagri/Ciram)

#NotaMeteorológicaEpagriCiram#PrevisãoTempoSC

Os totais de chuva entre os dias 1 e 13 de julho de 2020 foram mais elevados do oeste ao sul de Santa Catarina (SC), próximo à divisa com o Rio Grande do Sul (RS), devido aos sistemas frontais que atuaram com maior intensidade nessas áreas.

As fortes chuvas que atingiram o sul catarinense resultaram em totais acima de 150 mm (Figura 1), superando a média do mês (Figura 2), ainda que esses valores representem somente a precipitação da primeira quinzena de julho. Em algumas localidades do extremo sul de SC, os totais ultrapassaram os 200 mm, cujos valores representam mais que o dobro da chuva mensal.

No centro-norte catarinense, por outro lado, o total de chuva foi inferior a 50 mm. A precipitação mais escassa (menos de 25 mm) ocorreu nas localidades entre Camboriú e Joinville, e entre Joinville e Rio Negrinho. Nessas áreas, os valores registrados até o momento (13/07) representam apenas 20 % da média climatológica de julho. E a previsão para a segunda quinzena do mês é de predomínio de sol em SC, na maior parte dos dias, com indicativo de pouca chuva no Estado.

Acompanhe diariamente a previsão do tempo para SC no site da Epagri/Ciram!

laura130720 img2
Figura 2 – Percentual de chuva (de 01 a 13 de julho de 2020) em SC, em relação à média normal. (Elaboração: Maikon Alves – Epagri/Ciram)

Contato:

Laura Rodrigues - Meteorologista (Epagri/Ciram)

Telefone: (48)  3665-5007