Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do Parque Nacional de São Joaquim, Santa Catarina, Brasil
PPBio - São Joaquim

Problema:
A Mata Atlântica brasileira abriga uma elevada biodiversidade, com alto grau de endemismo e ameaça devido à perda de seus hábitats (Tabarelli et al., 2005; MMA, 2010). Com a crescente degradação ambiental desse bioma, as Unidades de Conservação (UCs) estão se tornando as únicas áreas que possibilitam a implantação de Programas de Pesquisas em Biodiversidade para gerar informação a curto, médio e longo prazo que possam contribuir para as tomadas de decisão tanto em nível local como nacional.

Objetivos:

Metodologia:
Para a definição das regiões do Parque onde serão instalados os módulos de parcelas permanentes será feito uma caracterização da área do Parque a partir de dados georreferenciados disponíveis nas instituições parceiras e dados públicos de outras instituições. Essa caracterização será estruturada por uma base de dados georreferenciados (Geodatabase) com dados edafo-climáticos e de uso e cobertura do solo em escala preferencial de 1:50.000. A instalação dos módulos de parcelas permanentes de 5 Km² no PNSJ será feita nos moldes do sistema RAPELD (nome derivado das inicias de Rapid Assessments Program e Pesquisa Ecológica de Longa Duração) proposto por Magnusson et al. (2005), desenvolvido pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (http://ppbio.inpa.gov.br).

Resultados esperados:
A importância do estabelecimento de um sistema integrado permanente para o monitoramento da biodiversidade do Parque Nacional de São Joaquim permitirá não só que os gestores dessa UC controlem o acesso e monitorem áreas potencialmente sensíveis, como também possibilitará uma estrutura mínima para que novos estudos sejam incorporados e apoiados. Além disso, os produtos resultantes da instalação desse sistema integrado permanente de monitoramento representarão um importante avanço na estruturação de um programa de pesquisas em biodiversidade forte e dinâmico, e com a formação de recursos humanos. A implementação de parcelas permanentes nos moldes do sistema RAPELD no PNSJ, além de acrescentar mais uma região neste programa de biodiversidade do MCTI, gerará informação cientifica a curto, médio e longo prazo que será compartilhada nacionalmente. O sistema RAPELD tem tido grande aceitação entre pesquisadores, além de estar sendo empregado para monitoramento ambiental e avaliação de impacto.

Responsável:
Luiz Fernando de Novaes Vianna

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2013 00:00:00