EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento hidrometeorológico, sedimentos e qualidade da água e difusão de informações ambientais de sete microbacias representativas das regiões hidrográficas do Estadode Santa Catarina (SC).
Monitora 07 Microbacias
Código: 6310746

Problema:
O crescimento desordenado da população nos grandes conglomerados urbanos e, sobretudo, nas regiões litorâneas, aliado ao uso inadequado e não parcimonioso da água, têm comprometido a sua qualidade e disponibilidade.No estado de Santa Catarina, a ocupação dos solos a exemplo de outros locais foi realizada sem que houvesse o devido planejamento urbano e rural e, isto tem contribuído para a rápida degradação e redução da disponibilidade da água. Em relação ao solo, o mesmo apresenta relação direta com a produção agrícola, sendo a sua conservação ou a melhoria da sua qualidade um componente importante para a sustentabilidade dessa atividade. Os sistemas de manejo utilizados em uma lavoura determinam alterações nas características físicas e químicas do solo.

Objetivos:
Realizar monitoram.hidrológico quantitativo (chuva e nível de rio) em sete microbacias hidrográficas do estado.Realizar monitoram. hidrológico qualitativo (parâmetros físico-químicos e microbiológicos) em sete microbacias hidrográficas do estado.Realizar estudo metodológico para identificar e caracterizar as relações solo-paisagem visando modelar e mapear a distribuição dos solos em duas microbacias hidrográficas do estado.Identificar e caracterizar os atributos físico-químicos do solo e correlação com a região hidrográfica de cada microbacia estudada.Melhorar a gestão de bacias hidrográficas

Metodologia:
1-Reinstalação 07 estações hidrológicas: Adequações dos locais para a instalação das estações; Instalação de RNs; Instalação das réguas linimétricas; Inst. das seções de medições; Inst. das estações hidrológicas automáticas telemétricas e testes dos sensores e de transmissão de dados. 2- Monit. quantitativo da água: campanhas para medição de vazão com molinetes ou Doppler. 3- Monit. da qualidade da água: monitoramento de alcalin.; turb.; dureza; NH4; NO2; NO3; PO4; PT; Fe; pH; temp.; OD; Sat. de oxigênio; DQO; condutiv.; K; CF e CT. 4- Mapeamento digital de classes e atributos do solo em 2 microbacias: coleta de amostras nos perfis de solos a serem descritos em duas microbacias hidrográficas monitor. Proj. Microbacias 2. 5- Monit. do solo: Fis: densidade e porosidade, resistência à penetração e granulometria, condutividade hidráulica saturada e a estabilidade dos agregados, Quim.: Corg., argila, pH, índice SMP, P e K, MO, Al, Ca e Mg troc., calculados CTC, m, V e Ca:Mg.

Resultados esperados:
•07 estações hidrológicas instaladas; •07 rios monitorados (vazão);•07 curvas-chaves elaboradas;•07 rios monitorados (qualidade da água); •07 diagnósticos de contaminação hídrica;•01 Estudo das relações solo-paisagem em 02 áreas trabalhadas; •01 Mapa de uso e ocupação do solo para as 02 áreas trabalhadas;•02 Modelos de elevação digital hidrologicamente consistido; •02 Mapas digitais de classes e/ou atributos dos solos para as áreas trabalhadas.•01 relatório contendo da caracterização dos atributos químicos utilizados na avaliação da fertilidade dos solos nos principais sistemas de produção utilizados nas microbacias;•01 atualização do banco de dados dos resultados analíticos já existentes em função do trabalho realizado em 2005 e 2007;•40 técnicos da Epagri capacitados para a execução das metas previstas no projeto, nas áreas de geoproc., estatístistica, captação de imagens;• 04 folders; •07 seminários de restituição das informações; •01 Software - Sistema de Informações de Solos;

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2012 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Alberto Rockenbach CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Carlos Eduardo de Lima GPAT - Equipe Técnica
Elisângela Benedet da Silva CIRAM - Ordenamento Ambiental
Éverton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Gisele Dias Epagri - Assessoria de Imprensa
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Milton da Veiga Campos Novos (EE)
Paulo Celso P. de Andrade Almada CIRAM - Agrometeorologia