EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

IMPACTOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO REGIME HÍDRICO E NOS PADRÕES DA QUALIDADE DA ÁGUA EM BACIA HIDROGRÁFICA COM SUINOCULTURA INTENSIVA EM SANTA CATARINA
REGIME HÍDRICO E QUALIDADE DA ÁGUA NA SUINOCULTURA
Código: 6311283

Problema:
Eventos associados à mudança climática como as ondas de calor e de frio, tempestades e furacões tem causado perdas econômicas, de vidas, na biodiversidade e na agropecuária, fragilizando a saúde e a qualidade de vida da população na Região Sul do Brasil. O furacão Catarina, as secas na Amazônia em 2004 e no Sul do Brasil em 2004, 2005, e 2006 e seus impactos, são alguns eventos que evidenciam a mudança do clima no planeta. Neste sentido, objetiva-se estudar os impactos da mudança climática no regime hídrico e nos padrões da qualidade da água em bacia hidrográfica com suinocultura intensiva no estado de Santa Catarina. Será utilizada modelagem climática e hidrológica para avaliar os impactos das mudanças climáticas futuras nos padrões da qualidade da água e no regime hidrológico. Pretende-se assim, disponibilizar à agricultura familiar, instrumentos de gestão e de uso da água e do solo, visando minimizar os riscos e os impactos da mudança do clima sobre os recursos hídricos.

Objetivos:
Estudar os impactos da mudança climática no regime hídrico e nos padrões da qualidade da água em bacia hidrográfica representativa com suinocultura intensiva em Santa Catarina.

Metodologia:
A metodologia utilizada neste projeto compõem-se de: simulação de cenários climáticos com modelo de circulação atmosférica global, simulação dos cenários hidrológicos de longo prazo para avaliar o regime hídrico, monitoramento hidrológico com estações de superfície, avaliação da qualidade das águas com dados de eventos extremos em bacia representativa. Com os cenários de mudanças climáticas futuras, em função de diferentes concentrações de gases de efeito estufa (cenários A2 e B2), utilizando modelos climáticos do IPCC AR4 global e regional disponíveis pelo INPE, busca-se a representação de cenários climático hidrológico de longo prazo utilizando o modelo Soil Water Assessment Tool (SWAT), avaliando a qualidade da água e suas relações entre o manejo da suinocultura intensiva e os diferentes uso do solo, especialmente com aplicação de dejetos originados da suinocultura em bacia hidrográfica representativa.

Resultados esperados:
Gerar cenários climáticos atuais e futuros para regiões com suinocultura intensiva no Estado de Santa Catarina; Monitorar o regime hidrológico e avaliar a qualidade da água em bacia representativa com concentração da suinocultura. Calibrar e validar o modelo SWAT para representar o regime hidrológico, a produção de sedimentos suspensos e de nutrientes (fósforo e nitrogênio total), a partir das variáveis climáticas e de a aplicação do solo em bacia hidrográfica que pratica o manejo de dejeto suíno no solo. Simular cenários com base nas projeções de mudanças climáticas futuras, e as alterações no regime hídrico e nos padrões da qualidade da água em bacia hidrográfica com suinocultura intensiva. Produção de 01 artigo em revista indexada e 02 artigos em congresso.

Responsável:
Gerson Conceicao

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2015 00:00:00
Fim previsto: 31/10/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Adilson Pinheiro FURB
Claudia Guimarães Camargo Campos UDESC
Everton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Gerson Conceicao CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental