Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento Climatológico na Área de Abrangência da Usina Hidrelétrica ENERCAN
Monitora_ENERCAN

Problema:
A Usina Hidrelétrica Campos Novos (ENERCAN) é um dos mais importantes empreendimentos do setor elétrico de Santa Catarina, seja pela barragem, pela profundidade do reservatório ou pela quantidade de energia elétrica que é produzida. Com a formação do reservatório podem ocorrer alterações climáticas e para se ter conhecimento da magnitude destas alterações é necessário efetuar o monitoramento das variáveis meteorológicas.

Objetivos:
Monitoramento climatológico na região de abrangência da UHE ENERCAN - Campos Novos, conforme condicionante da Licença Ambiental de operação - LAO N. 080/09 e contrato firmado entre Epagri e BAESA (N. E-13-003).

Metodologia:
Monitorar as variáveis meteorológicas da estação automática telemétrica de Campos Novos (código 1048). As variáveis são as seguintes: chuva; temperatura; umidade relativa; velocidade e direção do vento; radiação solar. São efetuadas manutenções preventivas trimestrais na estação de Campos Novos, e manutenções corretivas quando necessário, para substituição de sensor avariado ou outro componente. Além disso, são redigidos relatórios mensais e semestrais, demonstrando o comportamento das variáveis e dos sistemas meteorológicos incidentes no período.

Resultados esperados:
Efetuar o monitoramento das variáveis climatológicas, manter e operar a estação automática telemétrica de Campos Novos.

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2016 00:00:00