EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Mapeamento e monitoramento da cultura do arroz no estado de Santa Catarina
Mapa do arroz em Santa Catarina
Código: 6313421

Problema:
Conhecer e monitorar a dinâmica espaço-temporal da agricultura é uma questão estratégica para qualquer federação produtiva. Além disso, a dinâmica da agricultura interfere de forma determinante em questões tais como o volume e a composição da produção agrícola nacional, os impactos diretos e indiretos sobre o meio ambiente, o desenvolvimento social e humano e a definição de políticas públicas, além de interferir nos preços, estoques e planejamento das próximas safras. Portanto, é de suma importância para o estado de Santa Catarina que se apresenta entre um dos principais produtores de alimentos no território nacional, sendo o segundo produtor de arroz na esfera nacional, um mapeamento e monitoramento das principais culturas agrícolas as quais interferem diretamente na economia estadual.

Objetivos:
O presente projeto tem como foco principal, o mapeamento da cultura do arroz via imagens Landsat-8 e CBERS-4 e o monitoramento fenológico desta cultura via dados MODIS, resultando num banco de dados, o qual será atualizado sistematicamente segundo demandas e alimentando a plataforma Agroconnect.

Metodologia:
Este projeto será executado inicialmente empregando imagens do satélite Landsat-8 de 30 m de resolução espacial, utilizando o índice de vegetação NDVI para identificação das regiões produtoras, com imagens do pré-plantio e do pico vegetativo, levando em consideração o ciclo da cultura no estado. Posteriormente, utilizando imagens CBERS-4 pós-processadas de resolução espacial 5 m, pretende-se refinar a classificação, alcançando uma melhor precisão de mapeamento, resultando num produto de escala 1:20.000. A etapa de monitoramento fenológico da cultura será realizada utilizando dados MODIS/TERRA, o índice de vegetação EVI de 250 m de resolução espacial e 8 dias de temporalidade, cobrindo toda safra 2018/2019. Posteriormente, dados de produtividade serão correlacionadas com dados orbitais do índice de vegetação MODIS.

Resultados esperados:
Com este projeto finalizado, pretende-se gerar os seguintes produtos: - Mapa da cultura do arroz para o estado de Santa Catarina na escala 1.25.000. - Mapas de acompanhamento fenológico do EVI/MODIS da safra 2018/2019. - Caracterização edafoclimática das lavouras de arroz de todo o Estado de Santa Catarina.

Responsável:
Kleber Trabaquini

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/12/2017 00:00:00
Fim previsto: 30/09/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Eduardo Salles de Araujo CIRAM - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Denilson Dortzbach CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Éverton Blainski CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Everton Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Glaucia de Almeida Padrão CEPA - Economia do Agronegócio e Agricultura Familiar
Haroldo Tavares Elias CEPA - Informações da Agricultura
João Rogério Alves CEPA - Informações da Agricultura
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Zoneamento Ambiental
Luiz Toresan CEPA - Economia do Agronegócio e Agricultura Familiar
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental