Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Avaliação do potencial para a piscicultura continental no estado de Santa Catarina
Potencial para piscicultura continental em SC

Problema:
Apesar do crescimento da piscicultura continental na última década em Santa Catarina, a FAO vem destacando a importância em se adotar uma abordagem ecológica para a aquicultura (Brugére, et. al., 2018), com ênfase no planejamento espacial e na integração com as demais atividades internas e externas ao setor aquícola, o que ainda não existe em Santa Catarina. O território do estado de Santa Catarina apresenta características edafoclimáticas e fisiográficas distintas. Essa diversidade paisagística influencia no potencial produtivo das espécies de peixe utilizadas na piscicultura. Conhecer o potencial ambiental de cada paisagem e/ou ecossistema favorece o planejamento da piscicultura tanto na escolha da espécie melhor adaptada a uma determinada região, quanto na escolha do melhor local de cultivo para uma determinada espécie.

Objetivos:
O objetivo desse projeto é avaliar o potencial do território de Santa Catarina para a piscicultura continental. Especificamente objetiva-se:(i) identificar, selecionar e definir os descritores, critérios e parâmetros que comporão a avaliação de potencial para cada espécie e/ou grupos de espécies; (ii) gerar os mapas dos descritores, critérios e parâmetros para cada espécie e/ou grupos de espécies; (iii) gerar e implementar os modelos conceituais de potencial para cada espécie e/ou grupos de espécies no SIG; (iv) gerar e validar os mapas de potencial para cada espécie e/ou grupos de espécies.

Metodologia:
A geração dos mapas de potencial em SIG seguirão as técnicas tradicionais de geoprocessamento e análise espacial que vêm sendo aplicadas em todo o mundo (ver referências). Os descritores utilizados para delimitar as regiões potenciais para cada espécie ou grupo de espécies serão determinados por meio de revisão bibliográfica e com base em informações e conhecimento dos pesquisadores do projeto. A partir dos descritores serão gerados índices através de equações de padronização com base nos valores ótimos de cada descritor para cada espécie ou grupo de espécies. Essas equações serão aplicadas às matrizes (mapas) de distribuição espacial dos descritores no sistema de informações geográficas (SIG) ArcGis. Os descritores serão ponderados utilizando-se a técnica do processo analítico hierárquico (AHP) e integrados através de álgebra de mapas. Após a geração dos mapas de potencial, pesquisadores e profissionais ligados à atividade serão consultados para auxiliarem na sua validação.

Resultados esperados:
Mapas de áreas potenciais para o cultivo das principais espécies de peixes continentais em Santa Catarina. Estimativa da capacidade produtiva de cada espécie no estado de Santa Catarina.

Responsável:
Luiz Fernando de Novaes Vianna

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/06/2018 00:00:00