EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Horas e unidades de frio para o estado de Santa Catarina
Horas e unidades de frio para Santa Catarina
Código: 6313967

Problema:
A baixa representatividade dos modelos que estimam as horas de frio e a inexistência da climatologia das unidades de frio em Santa Catarina motivaram a elaboração desse projeto. A probabilidade de ocorrência de horas de frio em Santa Catarina publicada foi elaborada com 17 estações meteorológicas. As equações de regressão múltipla e exponencial para estimar as horas de frio em Santa Catarina tiveram um coeficiente de determinação em torno de 0,75. Esse valor mais baixo pode ser explicado pelo uso de poucas estações meteorológicas, pelo uso de estações com séries pequenas (9 anos) e pelo uso de preenchimento de falhas mensais. O estado de Santa Catarina não tem uma publicação da climatologia das unidades de frio.

Objetivos:
O objetivo geral desse trabalho é estimar as horas de frio e unidades de frio para o estado de Santa Catarina. Os objetivos específicos são: identificar não homogeneidade e erros nas séries históricas dos dados de horas de frio; estimar a variação horária da temperatura do ar em função da temperatura do ar às 9:00, 15:00, 21:00 horas, temperatura máxima e mínima do ar das estações meteorológicas convencionais, para calcular as unidades de frio para o estado de Santa Catarina; determinar equações que estimem as horas e unidades de frio em função da latitude, longitude e altitude e elaborar mapa

Metodologia:
Serão utilizados dados diários de horas de frio de vinte e sete estações meteorológicas do Estado de Santa Catarina e uma do Estado do Rio Grande do Sul (Tabela 1), provenientes de séries históricas de períodos não uniformes. O teste de Pettitt será usado para detectar mudanças artificiais ou não homogeneidades na diferença entre as HF das estações meteorológicas. Serão testados quatro modelos de estimativa da temperara horária em função da temperatura do ar às 9:00, 15:00, 21:00 horas, temperatura máxima e mínima do ar das estações meteorológicas convencional. O método empregado na seleção das equações que estimam as horas e as unidades de frio em função da latitude, longitude e altitude será o de regressão linear múltipla “Stepwise” (passo a passo). Serão elaborados os mapas de HF e UF anuais.

Resultados esperados:
Os principais resultados esperados são duas equações que estima as horas e unidades de frio em função da latitude, longitude e altitude e dois mapas de horas e de unidades de frio para o estado de Santa Catarina.

Responsável:
Angelo Mendes Massignam

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2019 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Núcleo Administrativo
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Ambiental
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Zoneamento Ambiental
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental