EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Balanço hídrico climatológico para o Estado de Santa Catarina
BHC Santa Catarina
Código: 6314021

Problema:
A falta de disponibilidade de água na agricultura é um problema recorrente que traz prejuízos recorrentes aos agricultores de Santa Catarina. Em sistemas irrigados, o manejo de água pode ser utilizado como medida paliativa. Todavia, a grande maioria das culturas cultivadas em sistemas de sequeiro podem sofrer perdas significativas pela restrição do recurso água. Felizmente, existem ferramentas capazes de indicar as melhores regiões e épocas de plantio baseadas no balanço hídrico. Assim, com base nessas informações pode-se dimensionar melhor os tratos culturais, ciclo de variáveis, tipo de manejo e épocas de semeadura, tentando sempre evitar os períodos de maior demanda evapotranspirativa com a disponibilidade de água no solo. Santa Catarina não tem em seu Atlas Climatológico (elaborado pela Epagri em 2007) mapas com os componentes do balanço hídrico e sua ocorrência temporal e espacial. A ausência deste tipo de informação traz insegurança e prejuízos à produção agrícola do Estado.

Objetivos:
Disponibilizar, através de um sistema on-line, o balanço hídrico climatológico (normal e sequencial) para o Estado de Santa Catarina, calculado a partir da caracterização físico-hídrica dos solos de Santa Catarina e das informações meteorológicas coletadas pela rede de monitoramento automática operada pela Epagri/Ciram. Implementar uma nova funcionalidade na plataforma Agroconnect para possibilitar a disponibilização de dados e componentes do BHC para todo o Estado de Santa Catarina.

Metodologia:
O balanço hídrico climatológico (BHC) será calculado para todas as estações meteorológicas automáticas (PCD's) distribuídas pelo Estado de Santa Catarina e operadas e/ou mantidas pela Epagri/Ciram. A escala temporal de saída do BHC será diária, decendial, mensal e anual. Todos os componentes do BHC serão disponibilizados no formato de gráficos, mapas e tabelas. O armazenamento de água no solo será calculado com base em propriedades físico-hídricas determinadas para as principais classes de solos identificadas em Santa Catarina. A evapotranspiração será determinada a partir do modelo de Penman-Monteith e o balanço hídrico será calculado a partir da metodologia descrita por Thorntwaite e Mather (1955). Os resultados gerados serão disponibilizados através de uma plataforma digital, de acesso público (ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/). As rotinas de cálculos operacionais serão implementadas no servidor local e executarão os comandos diariamente a partir dos dados coletados pelas PCD's.

Resultados esperados:
Disponibilizar uma tecnologia robusta de difusão de informações relacionadas à disponibilidade de água no solo como: armazenamento, evapotranspiração, capacidade de água disponível e balanço hídrico, para diferentes regiões de Santa Catarina, auxiliando agricultores e tomadores de decisão na gestão e planejamento de atividades agrícolas; Implementar um sistema de qualificação de dados e de preenchimento de falhas para as estações meteorológicas automáticas; Operacionalizar a rotina de cálculos dos componentes de BH, tornando possível a estimativa das variáveis em escala temporal diária; Desenvolver uma interface WEB adequada para a disponibilização de dados em formatos de gráficos, tabelas e mapas; Comparar os resultados do BHC gerados por diferentes modelos e métodos de cálculo.

Responsável:
Éverton Blainski

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/10/2018 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Ambiental
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Ambiental
Emanuela Salum Pereira Pinto CIRAM - Tecnologia da Informação
Éverton Blainski CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Joelma Miszinski CIRAM - Tecnologia da Informação
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental