EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA MAPEAMENTO E ANÁLISE EDAFOCLIMÁTICA DAS ÁREAS PRODUTORAS DE MAÇÃ EM SANTA CATARINA
MAPEAMENTO DA MACIEIRA EM SANTA CATARINA
Código: 6314703

Problema:
Santa Catarina representa aproximadamente 52% do cultivo brasileiro de maçã, porém, até o presente momento nenhum estudo foi realizado com a intenção de realizar um mapeamento da cultura. Portanto, é possível a partir de dados espectrais, a identificação de culturas agrícolas, com vistas a sua espacialização e quantificação na paisagem. Além disso, dados edafoclimáticos destes pomares ainda não foram espacializados para fins de estudos específicos de temperatura, horas de frio, radiação e orientação de vertente, trazendo incertezas quanto ao manejo eficiente dos pomares.

Objetivos:
Mapear as áreas de cultivo de maçã em Santa Catarina a partir de técnicas de sensoriamento remoto e imagens orbitais do satélite Sentinel-2.

Metodologia:
A partir de imagens Sentinel-2 na resolução de 10 m e com uma escala aproximada de 1:20.000, serão vetorizadas as áreas de macieira. Serão utilizadas imagens multitemporais de 10 dias desde 2015 até os dias atuais. As bandas espectrais serão utilizadas em composições coloridas RGB. Além das composições coloridas, será calculado o NDVI (Normalize Difference Vegetation Index) de cada cena em duas épocas distintas, no inverno e no verão, a qual as imagens se diferenciam pelo índice de biomassa e auxiliam na identificação dos pomares. Quando combinada as imagens de baixa (inverno) e alta biomassa (verão), a imagem resultante gera dados que indicam áreas com alta probabilidade de pomares de maçã. Após a identificação dos pomares, análises de horas de frio, vertente e altitude serão executados afim de completar o diagnóstico das áreas produtoras. A última etapa será o upload da máscara de maçã na plataforma Agroconnect, com os dados edafoclimáticos de cada pomar.

Resultados esperados:
- Mapa com os pomares de maçã das regiões produtoras. - Área plantada de maçã discriminada por município. - Distribuição percentual de pomares em relação à altitude, horas de frio e vertente de plantio. - Dados espaciais para consulta no Agroconnect.

Responsável:
Kleber Trabaquini

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/09/2019 00:00:00
Fim previsto: 01/09/2021 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Denilson Dortzbach CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Everton Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Rafael Canan CIRAM - Tecnologia da Informação
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental