Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Mapeamento digital de solos: desafios e oportunidades do uso de dados legados
BDSolos Epagri

Problema:
Há uma crescente demanda da pesquisa e extensão rural da Epagri e de alguns setores da sociedade pela informação quantitativa, acurada e espacializada do solo em nível de detalhe compatível com a tomada de decisão em escalas regionais e locais. No mapeamento digital de solos (MDS) os dados são usados para elaborar relações quantitativas, entre as propriedades/classes do solo e as covariáveis ambientais. Os dados legados de solos são dados básicos de entrada no MDS e fornecem uma rica fonte de informações sobre o estado do solo no espaço e no tempo, sobretudo em áreas pobres em dados. O nosso desafio como pesquisadores é voltar atenção para estes dados, recupera-los e reutiliza-los empregando tecnologias disponíveis e assegurar que sejam armazenados em uma base de dados de solos digital e transferida de forma eficiente dentro do MDS para gerar informações contínuas e mais acuradas sobre o solo e que sirvam como valores de referência para indicar áreas prioritárias para novos estudos.

Objetivos:
Modelar a distribuição espacial de propriedades do solo através da abordagem do MDS usando dados legados do solo.1.Formar uma rede de colaboradores de dados de solos na Epagri;2.Identificar e resgatar os dados legados;3.Integrar e popular os dados na base da Epagri/Ciram;4.Avaliar o melhor desenho de amostragem para os modelos;5.Modelar a distribuição espacial de propriedades do solo em áreas selecionadas usando dados legados e covariáveis ambientais;6.Avaliar as incertezas associadas a cada modelo e mapas gerados;7.Divulgar e publicar os dados e informações geradas no projeto.

Metodologia:
Após a formação da Rede de colaboradores, a inserção verificação e consistência dos dados deverá acontecer de forma contínua. Será realizada uma análise estatística da distribuição dos dados de forma prévia a modelagem. Os modelos de predição serão derivados usando relações quantitativas e krigagem dos resíduos, que serão adicionados aos modelos estimados para ser obter o valor final da predição e avaliação da acurácia dos modelos usando abordagens estatísticas de validação e análise de incerteza, na plataforma computacional R. Os resultados serão espacializados em mapas utilizado o software ArcGis. As coletas de solo serão realizadas por amostragem por cLHS e servirão para checagem/validação dos modelos. Será criada uma plataforma na web mostrando a localização dos dados de solos, metadados, autores e endereço eletrônico para contato. O banco será estruturado em Oracle e a inserção de dados na base será via web através de login e senha de acesso.

Resultados esperados:
1 Rede de colaboradores e usuários de dados de solos criada para envio de dados e discussões sobre os dados de solos; 1 Catálogo dos dados e metadados do projeto; 1 Base de dados de solos estruturada; 3 Mapas de atributos, em áreas de referência; 1 Política de uso e divulgação dos dados; 1 Página na Web , 1 artigo submetido em periódico científico, 3 resumos submetidos em evento científico e 1 livro (impresso e versão e-Book – publicação Epagri).

Responsável:
Elisângela Benedet da Silva

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/09/2019 00:00:00