EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:20/06
outono2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

DENOMINAÇÃO DE ORIGEM VALES DA UVA GOETHE
IG VALES DA UVA GOETHE
Código: 6314736

Problema:
Em 2012 o Vales da Uva Goethe obteve o reconhecimento pelo INPI, como Indicação de Procedência. A conquista da IP tornou-se garantia de origem com qualidade e contribuiu grandemente para o viticultor e vinicultor, especialmente para os consumidores e visitantes do território. Entretanto, muito mais que garantia de origem, os Vales da Uva Goethe buscam agora se firmar como uma Denominação de Origem (DO), buscando afirmar a reputação e criação de uma Identidade para seu produto com vantagens de concorrências e trocas comerciais.DO é uma estratégia de “valorização” de produtos, e nos Vales da Uva Goethe viria ressaltar as características específicas, tornando-o único, permitindo que o mesmo transcenda as segmentações tradicionais de mercado. A caracterização de novos “terroirs”, que apresentam potencialidades para a produção de vinhos, são estudos indispensáveis para subsidiar as empresas integrantes da cadeia vitivinícola a buscar as condições necessárias para ascenderem ao status de DO.

Objetivos:
Caracterizar o meio geográfico e os produtos do Vale da Uva Goethe, contribuindo para elaboração do dossiê e para a estruturação e pedido de registro da Denominação de Origem

Metodologia:
Será utilizado o método para o georreferenciamento dos vinhedos conforme metodologia descrita por Vieira e Zamparetti (2009), com a utilização de imagens de satélite. Levantar quais variáveis meteorológicas influenciam a produção de uvas e a qualidade dos frutos. Organizar as variáveis meteorológicas presentes no banco de dados da Epagri/Ciram para o cálculo dos valores históricos. Avaliação de atributos físicos e químicos em perfis modais e adaptação do Sistema de Avaliação Agrícola das Terras, para a cultura da videira. A delimitação geográfica da área será feita baseada nos estudos históricos, caracterização do uso e cobertura do solo, nos fatores naturais como clima, solos, relevo, paisagem e participação da cadeia produtiva. As análises dos vinhos serão realizadas conforme metodologia do Office International de la Vigne et du Vin, sendo avaliados: densidade, pH, acidez total, acidez volátil, grau alcoólico, açúcares redutores residuais, extrato seco e reduzido, SO2 livre e total.

Resultados esperados:
Mapa da região delimitada para a DO e memorial descritivo (tecnologia). Cadastro dos produtores do Vale da Uva Goethe. Definição das variáveis para o cultivo e produção das videiras na região Vales da Uva Goethe; Médias e totais históricos calculados e probabilidade de ocorrência das variáveis meteorológicas favoráveis e desfavoráveis ao cultivo e produção da videira na região. Perfis de solo avaliados e classificados. Banco de dados com informações dos padrões de tipicidade e identidade dos vinhos da região de estudo. Obtenção dos padrões de tipicidade e identidade dos vinhos regionais, proporcionando condições para a composição de um banco de dados com informações utilizáveis para o processo de requisição da DO dos mesmos. Apresentação de 2 artigos em evento científico. Publicação de 1 artigo em periódico.

Responsável:
Denilson Dortzbach

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/09/2019 00:00:00
Fim previsto: 31/08/2022 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Denilson Dortzbach Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Everton Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Stevan Grützmann Arcari EEUR - Núcleo Administrativo
Valci Francisco Vieira Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental