Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Modelagem numérica hidrodinâmica em sistemas costeiros de Santa Catarina - Pós-doutorado
Pós-doutorado 01

Problema:
Com o avanço da produção a cadeia produtiva da maricultura tem grandes desafios relacionados ao seu desenvolvimento sustentável de forma integrada a aquicultura familiar e ao meio ambiente. Duas destas questões relacionadas ao ambiente serão abordadas aqui. a primeira é a determinação dos impactos da cidade nas áreas de cultivo e o segundo desafio é o impacto ambiental dos cultivos no meio em que eles estão inseridos.

Objetivos:
Aplicar ferramenta de modelagem numérica hidrodinâmica em sistemas costeiros de Santa Catarina para estudos de caracterização ambiental e capacidade suporte de cultivos de moluscos bivalves e parametrizar modelo nos servidores da EPAGRI.

Metodologia:
A região de estudo é o centro norte da costa de Santa Catarina, denominado de domínio do modelo, com área aproximada de 26.000 km2. Dentro desta área será realizado o “downscalling” ou aninhamento do modelo que tem por objetivo refinar os domínios até chegar nas áreas experimentais de interesse, sejam elas a BISC (Baía da Ilha de Santa Catarina) e o ERCA (estuário do rio Camboriú e suas praias adjacentes). Os dados de contribuição dos principais rios para as duas áreas de estudo serão obtidos a partir de diversas fontes como estudos desenvolvidos pela EPAGRI e instituições de pesquisa e ensino. O modelo a ser usado será o MOHID, o qual foi desenvolvido pela MARETEC. O modelo será validado e posteriormente executado para gerar os arquivos de saída com a extensão HDF5 (Hierarchical Data Format 5). Estes arquivos compreendem matrizes com os resultado dos cálculos do modelo. A partir destes arquivos serão extraídos os dados para avaliação e análise ambiental.

Resultados esperados:
Como resultado do desenvolvimento deste trabalho será possível disponibilizar modelo hidrodinâmico validado para a costa de Santa Catarina o qual poderá ser usado para apoiar o zoneamento ambiental aquícola e avaliar a capacidade suporte das regiões de produção. Também será possível gerar cenários de dispersão de contaminação por micro-organismos patogênicos e nutrientes para apoiar a tomada de decisões de cunho ambiental, sanitário e de produção de alimentos. O modelo hidrodinâmico poderá ser implementado nos servidores da EPAGRI para gerar informações de forma contínua para diversos setores da sociedade como a aquicultura, a navegação, o turismo e o meio ambiente. Serão gerados mapas com informações de circulação e qualidade de água em sistemas estuarinos para servir como ferramenta de gestão da aquicultura. O modelo poderá ser usado como apoio na identificação de áreas com potencial para cultivo de moluscos e riscos associados devido a mudanças climáticas entre outros.

Responsável:
Luis Hamilton Pospissil Garbossa

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/07/2020 00:00:00