EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

Monitoramento Hidroclimatológico Semestral_UHE Salto Pilão
Monitora_Sem._Salto Pilão
Código: 6312708

Problema:
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, com potência instalada de 191,89 MW, é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil. O aproveitamento consiste na captação de parte do Rio Itajaí-Açu no município de Lontras, e no seu desvio através de túnel até a localidade de Subida (Apiúna), no mesmo rio, utilizando-se um desnível de aproximadamente 200 metros. Uma pequena barragem/vertedouro, com altura máxima de 3 metros na forma de um S, desvia a vazão da água necessária para a movimentação das turbinas. O restante da água verte pela crista da barragem. Depois que as águas passam pelas turbinas e dois túneis são reconduzidas ao Rio Itajaí-Açu por um túnel de fuga de 300 metros e um canal de cerca de 50m. Com as intervenções na paisagem podem ocorrer alterações hidro-climáticas e para se ter conhecimento da magnitude destas alterações é necessário efetuar o monitoramento das variáveis meteorológicas e hidrológicas.

Objetivos:
Monitoramento hidro-climatológico na região de abrangência da UHE Salto Pilão, conforme contrato firmado entre Epagri e CESAP (MA-RLO N.34), com ênfase no banco de dados e manutenção preventiva e corretiva das estações.

Metodologia:
Monitorar as variáveis meteorológicas da estação automática telemétrica de Lontras - Salto Pilão. As variáveis são as seguintes: chuva;temperatura; umidade relativa; velocidade e direção do vento; radiação solar e nas estações hidrológicas de Lontras, Apiúna e Ibirama, nível de rio, além das estações automáticas telemétricas e convencionais de propriedade de Salto Pilão e ANA. São efetuadas manutenções preventivas trimestrais nas estações de responsabilidade da Epagri e manutenções corretivas quando necessário, para substituição de sensor avariado ou outro componente. Além disso, são redigidos relatórios semestrais, demonstrando o comportamento das variáveis e dos sistemas meteorológicos incidentes no período, além do nível e vazão do rio.

Resultados esperados:
Efetuar o monitoramento das variáveis hidro-climatológicas, manter e operar as estações automáticas telemétricas de Lontras, Apiúna e Ibirama e elaborar o relatório semestral.

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/01/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2016 00:00:00
Fim efetivo: 30/09/2016 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Álvaro José Back GGP - Pós-graduação
Carlos Alberto Rockenbach CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Clóvis Roberto Levien Correa CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Erikson Magno Gomes de Oliveira CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Gilsânia de Souza Cruz CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
José Luiz Rocha Oliveira CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Maria Laura Guimaraes Rodrigues CIRAM - Previsão do Tempo e Clima