Inverno
inverno3.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
XXXIV CBCS

Problema:
O CBCS é o evento mais importante ligado à Ciência do Solo no Brasil. Reúne mais de 2500 participantes e será realizado pela primeira vez em SC, contando com a Epagri como realizadora. Pretende-se que a pesquisa na área de solos da Epagri se consolide ainda mais perante a SBCS e a comunidade científica nacional e internacional. A Epagri não tem medido esforços para reduzir as distâncias que separam os resultados da pesquisa por ela gerados das reais necessidades dos produtores rurais catarinenses. O desafio de aproximar as informações geradas pela pesquisa de seus potenciais usuários levou à escolha do tema central do evento: “Ciência do solo: para quê e para quem?” O tema é propositalmente provocativo, mas sem a intenção de negar todos os avanços alcançados até o momento. Propõe uma ampla discussão sobre o papel do solo na sociedade atual. Muitas vezes o solo tem sido relegado a segundo plano, quando não totalmente ignorado, em discussões nas quais deveria ter papel preponderante.

Objetivos:
O objetivo geral do evento será de promover um fórum de discussão para divulgação dos avanços da Ciência do Solo, fundamentando sua importância ambiental e como fator de desenvolvimento social e econômico. O desafio de aproximar as informações geradas pela pesquisa de seus potenciais usuários, contemplando sempre que possível suas reais necessidades, levaram a Comissão Organizadora à escolha do tema central do Congresso: Ciência do solo: para quê e para quem? O tema é propositalmente provocativo, mas sem a intenção de negar todos os avanços alcançados até o momento.

Metodologia:
A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo promove o Congresso Brasileiro de Ciência do Solo a cada dois anos desde 1947. Em sua 34ª edição, acontecerá pela primeira vez em Santa Catarina, no período de 28 de julho a 2 de agosto de 2013 no Costão do Santinho Resort em Florianópolis. A programação técnico-científica já está definida, com 7 conferências com temas mais abrangentes para todos os participantes, 28 simpósios com temas específicos distribuídos entre as 15 comissões da SBCS, 4 excursões técnicas e 4 minicursos. Já estão confirmados 52 palestrantes, sendo 21 estrangeiros de 12 países (EUA, Canadá, Austrália, França, Itália, Holanda, México, Portugal, Espanha, Alemanha, Peru e Chile) e 31 brasileiros de 11 Estados, representando todas as regiões do Brasil. A Comissão Organizadora conta com mais de 100 profissionais de 17 instituições. Foram envolvidos vários cientistas do solo do Núcleo Regional Sul da SBCS, através de grupos organizados dentro de cada Comissão da Sociedade.

Resultados esperados:
Considerando o tema central do XXXIV CBCS e a escolha dos temas das palestras, espera-se que os participantes tenham a oportunidade de refletir e debater sobre como a pesquisa em ciência do solo pode realmente vir ao encontro dos anseios da sociedade, fazendo com que as informações passem a ser mais utilizadas na solução dos problemas dos diversos tomadores de decisão, nos diversos aspectos a serem abordados (planejamento do uso das terras rurais e urbanas, desastres naturais, preservação e recuperação ambiental, recursos hídricos, mudanças climáticas, aquecimento global, segurança alimentar, entre outros), contribuindo para que o solo reforce a sua importância ambiental e o seu papel no desenvolvimento social e econômico do País.Historicamente, o evento conta com expressiva participação de estudantes de graduação e pós-graduação. É uma oportunidade desses jovens se exporem, apresentarem seus trabalhos, se atualizarem e se capacitarem nos diversos temas que serão abordados no evento.

Responsável:
Ivan Luiz Zilli Bacic

Unidade organizacional do responsável:
Ciram - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/01/2013 00:00:00
Fim previsto: 30/09/2013 00:00:00
Fim efetivo: 16/10/2014 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Alexandre ten Caten UFSC
Alvaro Afonso Simon CEPA