Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png
EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM FAPESC

Translate

Portuguese English French German Spanish
O Projeto Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina é uma iniciativa do governo estadual com objetivo de inventariar os remanescentes florestais do estado e gerar uma base de dados sólida para desenvolver a política florestal para Santa Catarina.

O projeto abrange, além do inventário dos recursos florestais, o levantamento florístico das florestas catarinenses, isto é da diversidade de todas as plantas vasculares nelas existentes, além da integração dos dados de todos os herbários do estado.

Acesse aqui Livreto - O Que você deve saber sobre as florestas de Santa Catarina.

Acesse aqui Perguntas e Respostas sobre o IFFSC.

Acesse aqui os Resultados Resumidos do IFFSC.

Acesse aqui Boletim 14 - Nova Fase do Segundo ciclo em andamento (2015/2016).

Composto por 5 metas, o projeto conta com as seguintes instituições responsáveis e executoras: Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SAR), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa de Santa Catarina - FAPESC.

 
fruto de Laranjeira-do-mato Sloanea guianensis

Guamirim - Myrcianthes gigantea, Camp Belo do Sul

As primeiras medições em campo (Ciclo 1) aconteceram entre os anos de 2007 a 2011, com o levantamento de 597 parcelas distribuídas pelo Estado. A remedição das parcelas (Ciclo 2) iniciou em 2014 e será conduzida em 5 anos, com 20% das parcelas remedidas a cada ano.

 A sua concepção e metodologia são compatíveis com o projeto do Inventario Florestal Nacional (IFN), iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério do Meio Ambiente.