14 de outubro, dia do Meteorologista no Brasil

Na quarta-feira, 14 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Meteorologista. A data se refere à regulamentação da profissão no país, que aconteceu em 1980, através do decreto de lei nº 6.835.

Entre as diversas ciências que compõem o campo de atuação da Epagri, a meteorologia tem um espaço especial, por fornecer uma ferramenta de trabalho importante para a agricultura e pecuária. O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) conta com uma equipe de cinco meteorologistas e cinco técnicos em meteorologia que têm a importante função de informar diariamente as condições previstas de tempo, mar e clima. Quando necessário, emitem avisos meteorológicos, alertando para condições extremas que podem ocorrer no território catarinense. As informações são atualizadas constantemente no site e nas redes sociais da Epagri/Ciram e também enviadas à imprensa.

Os meteorologistas da Epagri/Ciram tornaram-se, ao longo dos anos, uma referência para a imprensa catarinense, que repercute com frequência as informações divulgadas pela equipe. Em entrevistas, gravadas ou ao vivo, estes profissionais conseguem ampliar o alcance das informações que geram, aumentando o impacto positivo que esse trabalho tem entre a sociedade.

O Dia Meteorológico Mundial é comemorado em 23 de março. A data surgiu em 1961, em referência à criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950.

Equipe de Meteorologia da Epagri/Ciram