O avanço da Covid 19 no meio rural catarinense após o feriado de 7 de setembro

  • Post category:publicações

A Epagri/Ciram participa do Comitê Gestor de Inteligência de Dados para o enfrentamento da COVID-19, mantendo o serviço de mapas “Vulnerabilidade Social, Redes Agrícolas e a Covid-19 em Santa Catarina” (https://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php/mapa-covid-19/) e acompanhando a evolução dos casos no meio rural.

O feriado de 7 de setembro em SC foi marcado pelo relaxamento da população em relação às normas sanitárias de prevenção à Covid19. Esse relaxamento teve como consequência um crescimento acentuado no número de novos casos diários da doença em todo o Estado de Santa Catarina, principalmente no meio urbano (Figura 1). A partir do dia 21/09 foi possível notar a mudança de comportamento da curva dos novos casos diários, que vinha decrescendo até a semana anterior ao feriado. Isso demonstra que, exatos 15 dias após o feriado de 7/09/2020, os casos voltaram a aumentar.


Observando os dados brutos no meio rural, percebeu-se que a média semanal de novos casos diários aumentou 26,8% entre a semana de 07/09/2020 e a semana de 21/09/2020 e desde então, vem crescendo lentamente. Antes do feriado eram computados, em média, 41 novos casos diários. Duas semanas após o feriado essa média subiu para 52 casos diários e na última semana de outubro já estava em 58 novos casos diários no meio rural.

Figura1: Número diário de novos casos de Covid-19 nas populações urbanas e rurais entre 01/09/2020 e 09/11/2020. Tons de cinza estão os dados brutos do número de novos casos diários e as linhas representam as médias móveis para os sete dias anteriores.

Os municípios que, segundo o IBGE, possuem maior conectividade com o meio rural de Santa Catarina também seguiram a tendência de aumento no número de novos casos diários de Covid19, a partir da terceira semana de setembro (Figura 2). Em Lages, Jaraguá do Sul e Chapecó, o número médio de casos diários aumentou de 10 para mais de 50. E a tendência de aumento segue nos municípios de todas as regiões do estado.

Figura 2: Número diário de novos casos de Covid-19 nos municípios de maior conexão com o meio rural em Santa Catarina entre 01/09/2020 e 09/11/2020.

Apesar do crescimento tanto do número de casos como da taxa de contaminação ser mais intenso nas grande cidades, o que é demonstrado pela inclinação mais acentuada da curva vermelha na figura 1, a tendência de aumento no número de casos no meio rural também preocupa, uma vez que é nas cidades que os pacientes do meio rural com sintomas mais graves buscam atendimento médico. A taxa de ocupação dos leitos hospitalares em níveis superiores a 70% em todas as regiões e chegando a 84% na região Oeste (https://www.coronavirus.sc.gov.br/), somada à repercussão das possíveis contaminações em função do feriado de finados em 2/11/2020 e à proximidade com as festas de fim de ano, são fatores que deveriam ser considerados nas próximas semanas para definir as ações governamentais e as atitudes dos cidadãos em Santa Catarina.

Contato:

Luiz Vianna

E-mail: vianna@epagri.sc.gov.br