Estação meteorológica de Laguna novamente ativa

Os técnicos da Epagri/Ciram, Roberto Carlos da Silveira e Andrey Rogério Abreu, estiveram no Farol de Santa Marta em Laguna –SC para colocar a estação meteorológica do INMET em atividade. A estação estava inativa devido à avaria causada pelo tempo, maresia e eventos climáticos extremos.

Os trabalhos foram realizados sob condições adversas, com ventos de até 70 Km/h, demonstrando o engajamento, a experiência e o conhecimento da equipe da Epagri. Graças a esse trabalho, os dados da estação, coletados e enviados a cada hora para o banco de dados, já podem ser visualizados na plataforma AGROCONNECT da Epagri/Ciram no link https://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/

A manutenção dessa e de outras 23 estações de propriedade do INMET em santa Catarina, é realizada pela Epagri/CIRAM através de um acordo de cooperação técnica.

Pela sua localização e série climatológica, a estação é de grande importância para inúmeros segmentos da sociedade Catarinense, em especialmente para a Região Sul, contribuindo para os trabalhos da Marinha, Pescadores, Defesa Civil, Previsão e monitoramento meteorológico, Agricultura, Construção Civil, Portos Marítimos, entre outros.

Em um cenário cada vez mais preocupante, onde mudanças climáticas fustigam cada vez mais nosso meio ambiente e diretamente as populações, a manutenção das estações meteorológicas para a coleta de dados climáticos é imprescindível. Neste sentido a Epagri e Santa Catarina estão à frente de seu tempo.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: 48 3665-5006