Morro das Antenas, em Urupema, novamente com monitoramento eólico

Os técnicos da Epagri/Ciram, Andrey Abreu e Rafael Sizani, estiveram na região de São Joaquim para restaurar o sensor de monitoramento eólico na estação meteorológica do Morro das Antenas, em Urupema. A torre que sustentava anteriormente o sensor havia sido derrubado pelo vendaval, causado pela formação de um ciclone que atingiu praticamente todas as regiões de Santa Catarina, na tarde do dia 30/06/2020, deixando um rastro de destruição. Os ventos atingiram velocidades acima de 100 Km/hora.

O novo sensor é equipado com um sistema de aquecimento para funcionamento mesmo a temperaturas abaixo de zero, que congelam os sensores usuais. O sensor foi instalado na altura padrão de dez metros de altura, que é a recomendada pela Organização meteorológica Mundial (OMM). A estação do Morro das Antenas, instalada à uma altitude de 1725 metros, é a estação meteorológica de maior altitude da Epagri.

A rede de estações meteorológicas da Epagri/Ciram e das Instituições parceiras são as vigilantes das condições climáticas em Santa Catarina, possibilitando aos mais diversos segmentos de nossa sociedade catarinense a tomada de decisões solidas e acertadas visando minorar os danos causados pelas intempéries climáticas.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: 48 3665-5006