Minicurso sobre Outorga para Piscicultura no XVIII SEMAQUI

Durante o XVIII SEMAQUI – Congresso de Engenharia de Aquicultura, promovido pela UFSC, a Epagri participou do evento contribuindo com um minicurso sobre outorga para a piscicultura. Este evento ocorreu no último dia 27, por vídeo conferencia, com o objetivo de capacitar congressistas, estudantes, técnicos, extensionistas, agricultores e pecuaristas, técnicos cooperativas e técnicos de agroindústrias sobre o processo de outorga de direito de uso da água para o processo produtivo da agropecuária catarinense.

Segundo a professora de Legislação para aquicultura do curso de Engenharia de Aquicultura da UFSC, Dra. Anita Rademaker Valença, ” O curso de Outorga de uso da água para piscicultura ministrado pelo pesquisador Guilherme Xavier de Miranda Junior da EPAGRI durante o XVIII SEMAQUI – Congresso de Engenharia de Aquicultura repassou conhecimentos fundamentais para o crescimento da cadeia produtiva de forma ordenada e sustentável. As informações compartilhadas durante o curso permitem que o produtor, o estudante e o leigo compreendam o processo de outorga e a sua importância no processo de gestão de recursos hídricos e na manutenção a longo prazo dos processos produtivos dependentes desse recursos ambiental tão fundamental que é a água”.

O minicurso teve ampla participação dos congressistas do XVIII SEMAQUI, onde mais de 219 pessoas ouviram a palestra das mais diversas regiões do Brasil. Durante o evento, ocorreu elogios sobre o tema, o conteúdo e a experiência do palestrante sobre a área de recursos hídricos. Um exemplo de depoimento ocorreu da Doutoranda Luciana Guzella, uma das organizadora do XVIII SEMAQUI, onde relatou: “”O Guilherme foi meu professor de Gestão de Recursos Hídricos em minha graduação em Engenharia Ambiental, fiquei muito feliz de reencontra-lo e saber que continua transmitindo conhecimento. Além de aplica-lo na gestão deste recurso natural tão essencial que é a Água””.

Durante o minicurso apareceu a sugestão de realizar pesquisas para discutir o tema da outorga e seus critérios de acordo com as condições de manejo e criação nos diversos estado da federação.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br