O sol de fevereiro

As cenas típicas de um Carnaval em Santa Catarina (SC), de folia e de chuva, deram lugar a um Carnaval com sol e sem bloco na rua. Um sol que predominou em grande parte do estado na primeira quinzena de fevereiro, especialmente no interior. E a previsão indica mais dias de sol no estado na segunda metade do mês.

O total de precipitação de 1 a 15 de fevereiro não passou de 50mm em municípios entre o Oeste e Planalto, como pode ser observado no mapa da Figura 1. Em algumas áreas, a cor vermelha no mapa indica totais inferiores a 25mm. Os maiores volumes, acima de 100mm, ocorreram em algumas localidades no Litoral, com chuvas típicas de verão como as do último domingo (14/02), intensas em curto intervalo de tempo.

Para a segunda metade de fevereiro, a previsão indica a permanência do predomínio de sol em SC, com chuvas típicas de verão, mais localizadas e concentradas no período da tarde. Ou seja, a segunda quinzena do mês também deve ser marcada por baixos volumes de precipitação. Na Figura 2 observam-se os baixos volumes de chuva previstos para os próximos dias, entre 16 e 20/02.

Laura RodriguesMeteorologista (Epagri/Ciram)

Figura 1 – Total de precipitação em SC entre 1 e 15 de fevereiro de 2021. Fonte: Estações meteorológicas da Epagri, INMET, Casan, ANA e outras instituições. Elaboração: Maikon Alves (Epagri/Ciram).
Figura 2 – Precipitação prevista entre 16 e 20 de fevereiro de 2021. Elaboração: Fabricio Vidal (Epagri/Ciram).