Epagri/Ciram realiza vistoria nas estações de monitoramento apícola

  • Post category:publicações

O técnico em meteorologia e responsável pela manutenção das estações de monitoramento apícola da Epagri/Ciram, Rafael Araújo, percorreu mais de 1.000Km fazendo a vistoria e manutenção dessas estações nos municípios de Bocaina do Sul, Videira, Caçador, e Bela Vista do Toldo, no Planalto Norte Catarinense.

As estações fazem a aquisição de dados de temperatura e umidade relativa do ar, molhamento foliar e precipitação pluviométrica externamente às colmeias e de temperatura e umidade relativa do ar do interior das mesmas, juntamente com o peso das colmeias. Todos dados são transmitidos à cada hora pelas estações automáticas, com teletransmisão para o Banco de dados da Epagri/Ciram em Florianópolis.

Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa “Tecnologia de monitoramento ambiental e difusão de informações para o desenvolvimento da apicultura no estado de Santa Catarina”, pioneiro na Epagri e em Santa Catarina. Os dados podem ser visualizados na Plataforma APIS On-Line https://ciram.epagri.sc.gov.br/apicultura/monitor-colmeias.jsp
Graças as ações da pesquisa e extensão rural da Epagri, em conjunto com outras instituições parceiras e o espírito associativo dos apicultores, Santa Catarina é destaque nacional quando se refere à apicultura e preservação do meio ambiente.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: 48 3665-500