Epagri/Ciram realiza vistoria nas estações de monitoramento hidrológico do Programa PROGESTÃO da ANA em Santa Catarina

Entre os dias 15 e 17 de março de 2021, o Coordenador da Sala de Sala de Situação ANA/Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, vistoriou as estações hidrológicas da Rede Básica Nacional da Agência Nacional de Águas das Bacias Hidrográficas do Rio Canoas e do Rio do Peixe.

Esta atividade faz parte das atividades desenvolvidas pela equipe da Epagri/Ciram, no âmbito do Programa PROGESTÃO assinado entre a ANA e o Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e no acordo de cooperação técnica com a Epagri.

Foram vistoriadas as estações localizadas nos municípios de Rio Rufino no distrito de Vilas Canoas, em Otacílio Costa e Brunópolis no distrito de Marombas, todas da bacia do Rio Canoas. Além disso, visitou as estações hidrológicas nas cidades Rio das Antas, Tangará e Joaçaba, localizadas na bacia hidrográfica do Rio do Peixe. Em Rio das Antas, o colega da Epagri Charles Seidel participou da vistoria, onde foram discutidos os níveis de criticidade de inundação, que ocorre na cidade durante os eventos hidrológicos extremos.

Paralelamente a esta vistoria, estão sendo analisados e processados as informações destas estações com séries históricas variando entre 35 até 63 anos de dados diários. Com estes dados serão elaboradas as curvas de permanência diárias das vazões das estações estudadas, determinando as vazões de 90%, 95%, 98% de permanência e a vazão Q7,10. Com as informações coletadas durante esta vistoria de campo e o processamento dos dados históricos, será elaborado um relatório contendo os novos níveis e vazões de criticidade dos eventos extremos de inundação e estiagem, que poderá ser acompanhado através da plataforma Rio On-Line: https://ciram.epagri.sc.gov.br/rios-online/

As informações geradas por este sistema são fundamentais para a sociedade catarinense e o setor produtivo agropecuário. Com os dados das estações hidrológicas, são estabelecidas decisões fundamentais durante os eventos extremos de estiagem e enchentes que afeta a população das bacias hidrográficas estudadas.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48)3665-5124