Parceria entre a Epagri/Ciram e a CASAN sobre a situação meteorológica e hidrológica de Santa Catarina

Em 2019 e 2020 a estiagem em Santa Catarina afetou os mananciais que abastecem de águas as cidades catarinenses. Em março de 2020, com a emissão dos primeiros avisos hidrológicos emitidos pela Epagri/Ciram, e preocupada com a condição hídrica de Santa Catarina, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) procurou a Epagri/Ciram para entender e conhecer melhor as condições meteorológicas e hidrológicas que o estado estava passando naquele momento.

A partir desta preocupação, e com o objetivo de atender melhor a sociedade catarinense, iniciou-se uma parceria entre a CASAN e EPAGRI/Ciram, através de reuniões mensais desde abril de 2020 e que perduram até hoje. Já foram realizadas 11 reuniões entre os técnicos da Epagri/Ciram e diretor, gerentes e técnicos da CASAN, auxiliando a companhia a planejar suas operações de forma mais eficiente.

As reuniões ocorrem por meio de videoconferências na primeira semana do mês, onde a Epagri/Ciram, através do meteorologista Clovis Correa, relata sobre a distribuição de chuva no estado dos meses subsequentes. Em seguida, o pesquisador Guilherme Miranda apresenta as condições hidrológicas de Santa Catarina, mostrando o comportamento dos rios e o grão de criticidade que estes mananciais estão sendo afetados pela estiagem. Por fim, o meteorologista Clovis relata sobre a previsão do tempo para os próximos 5, 10 e 15 dias, mostrando um panorama futuro de chuva para o estado.

Segundo o Gerente de Políticas Operacionais da CASAN Eng. Sanitarista Guilherme Campos, “esta parceria e integração tem sido muita rica e necessária às tomadas de decisões voltadas aos processos de mitigação e contingência dos efeitos da estiagem, nos SAAs operados pela CASAN, além de ser base para futuras contratações de serviços ou aquisições de equipamentos”.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior

E-mail: gmiranda@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48)3665-5124