Ondas altas no sul da Ilha de Florianópolis

A previsão a partir da tarde de sábado até a manhã de segunda-feira (29 a 31/05) é de vento de oeste e sudoeste intenso e persistente (de 40 km/h a 50 km/h) sobre a área oceânica no sul da Ilha de Florianópolis, com ondas de sul com altura média de 1,0 m e picos de 1,5 m a 2,0 m associada ao gradiente de pressão causado pela passagem de uma frente fria pelo litoral de SC e avanço de um sistema de alta pressão pelo continente.

A formação de áreas de baixa pressão sobre Uruguai e parte da Argentina, organizando uma nova frente fria no decorrer de sexta-feira (28/05) intensificam o vento oeste/sudoeste em uma extensa área deste Argentina até o RS.  O vento sudoeste segue intenso no sábado, sobre o litoral e região da plataforma continental Argentina, litoral do Uruguai e do RS e, além da ondulação no mar, deve gerar uma forte maré meteorológica positiva no litoral de Santa Catarina.

Ressalta-se que a ação combinada da maré meteorológica com o empilhamento das águas pela ação das ondas pode, em alguns pontos da costa, causar sobre elevação do nível do mar superior a 50 cm em relação a maré astronômica. Abaixo segue a tábua de marés astronômicas para Florianópolis, evidenciando os horários e os valores do nível do mar para os próximos dias.

Tábua de marés astronômicas para Florianópolis

Especial atenção para a praia do Morro das Pedras em Florianópolis onde a situação de risco deve se intensificar ao longo da tarde de sábado e no domingo. A alteração do perfil de praia decorrente da ressaca dessa semana aumentou o grau de exposição e vulnerabilidade da linha de costa frente a ação das marés, das ondas e das correntes litorâneas. Além da sobre elevação do nível mar prevista, as ondas de quadrante sul provocam correntes ao longo da praia que contribuem para o transporte dos sedimentos em direção ao norte (praia do Campeche). Esse transporte pode reduzir mais ainda a faixa de dunas no lado norte do Morro das Pedras.

Carlos Eduardo Salles de Araújo – Oceanógrafo
Marilene de Lima – Meteorologista