Primeira quinzena de junho: 200mm no Litoral e 20mm no interior

As chuvas da primeira quinzena do mês de junho/2021 ocorreram especialmente no Litoral de Santa Catarina (SC). Na Figura 1, do total de precipitação entre 1 e 15/06, observam-se valores inferiores a 50mm no norte catarinense, incluindo a região de Joinville, e também em algumas áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

Os totais de chuva de 1 a 15/06, entre o Litoral Sul de SC e a região de Itajaí, acima de 100mm (Figura 1), já superam a média mensal, como pode ser visto na Figura 2, da porcentagem de chuva da quinzena em relação à média climatológica de junho. Os elevados totais da primeira quinzena do mês, nessas regiões, concentraram-se entre os dias 08 e 09/06, quando as estações meteorológicas da Epagri em Camboriú, Itajaí e Tubarão registraram acumulados acima de 150mm em menos de 48 horas.

A previsão para o sábado (19/06) é de mais um dia com chuva intensa no Litoral de SC, incluindo as regiões norte do estado e Planalto Sul. Veja o Aviso Meteorológico da Epagri/Ciram.

Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)

Figura 1 – Total de precipitação em SC, na primeira quinzena de junho de 2021. Elaboração: Maikon Alves. (Fonte: Rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram)

Figura 2 – Porcentagem da precipitação em SC, na primeira quinzena de junho de 2021. Elaboração: Maikon Alves. (Fonte: Rede de estações monitoradas na Epagri/Ciram)