Concórdia renova com a Epagri monitoramento da bacia do rio dos Queimados

Nesta última sexta-feira, 02 de julho, a Presidente da Epagri Edilene Steinwandter com o Prefeito do Município de Concórdia Rogério Pacheco, o Gerente da Epagri/Ciram Dr. Angelo Mendes Massignam e o Pesquisador de Hidrologia Guilherme Miranda encaminharam as tratativas administrativas para a renovação do contrato de monitoramento da bacia hidrográfica do rio dos Queimados, que contempla seis estações hidrometeorológicas, e o estudo do mapeamento da planície de inundação, em função de diferentes cenários de ocupação. A assinatura do contrato ocorrerá dentro do mês de julho.

Problema recorrente por conta da condição geográfica da cidade, as enchentes já causaram no passado inúmeros problemas e prejuízos, por isso a Administração Municipal trata o assunto como uma das prioridades de governo e conta com a expertise da Epagri para a elaboração deste importante estudo para minimizar estes danos.

O prefeito Rogério Pacheco destaca que estações de monitoramento trazem segurança para ações que precisam ser tomadas pelo município em momentos de grande precipitação pluviométrica. O estudo a ser elaborado verificará o impacto hidrológico da área rural na diminuição da área da planície de inundação na cidade.

Segundo o prefeito outras ações estão sendo realizadas na cidade como a contratação do projeto para uma nova barragem, acima da atual e a execução da obra de galeria pluvial da rua Dionísio Boff, ao lado do Estádio Municipal, visando minimizar os problemas de alagamento nas proximidades do Terminal Rodoviário Interestadual.

Contato:

Guilherme Xavier de Miranda Junior