Epagri avança para o final do mapeamento da maçã no Estado de Santa Catarina através de imagens de satélite

Santa Catarina é o maior produtor de maçãs do Brasil, com 48% da produção nacional, em aproximadamente 15.284ha, segundo o Censo Agropecuário de 2017 (IBGE). A Epagri/Ciram está na fase final de um projeto inédito, o mapeamento e levantamento de área dos pomares de maçã do estado. A equipe vem trabalhando com imagens do satélite europeu Sentinel-2 e do sino-brasileiro Cbers 04A, onde ao fim do projeto se terá mapeada toda a área de maçã pela ferramenta de sensoriamento remoto.

O líder do projeto, Dr. Kleber Trabaquini, comenta que após o mapeamento prévio realizado, através de etapas de processamento de imagens por meio de softwares específicos, a etapa de checagem a campo, com a participação dos técnicos da extensão rural da Epagri, é de fundamental importância para a acurácia das informações levantadas e precisão dos dados, resultando num dado de alta qualidade.

Nesta última etapa do mapeamento, pesquisadores da Epagri/Ciram, juntamente com técnicos da Epagri da Gerência Regional de São Joaquim e Lages, realizaram na semana do dia 28/06/21 trabalhos onde foram verificadas e validadas as áreas de maçã na região serrana, incluindo São Joaquim, Urupema, Rio Rufino, Bom Retiro, Painel, Urubici, Bom Jardim da Serra, entre outros municípios.

Figura 1. Equipe de pesquisadores do Ciram trabalhando conjuntamente com os extensionistas da Epagri em São Joaquim.

No município de São Joaquim, dados preliminares demonstram ampliação da área plantada de maçã somando aproximadamente 8.700 ha, consolidando-se na liderança da produção estadual e no cenário nacional. Segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, a área plantada em São Joaquim era de 7.519 ha, ou seja, uma expansão de aproximadamente 1.200 ha, se comparado ao mapeamento atual.

Figura 2. À esquerda uma imagem do satélite Sentinel-2, e à direita, pomares de maçã mapeados.

Contato:

Dr. Kleber Trabaquini
E-mail: klebertrabaquini@epagri.sc.gov.br.
Telefone: (48) 9986-87600
Dr. Denilson Dortzbach
Ms. Valci Francisco Vieira