Trimestre com chuva abaixo e temperatura acima da média em SC

Previsão Climática Trimestral em SC – Outubro, Novembro e Dezembro de 2021

Início do Verão: 21/12 às 12h59min.

Trimestre com chuva abaixo e temperatura acima da média em SC

Precipitação:

Previsão para o trimestre de chuva abaixo da média climatológica em SC. A chuva deve ficar próxima da média em outubro e, mal distribuída, com períodos de dias consecutivos de tempo mais seco nos meses de novembro e dezembro, devido à atuação do fenômeno La Niña.

Destaque no trimestre os temporais ocorrem com mais intensidade e frequencia, com granizo e ventania em SC. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo. Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários, na página da Epagri/Ciram e redes sociais.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Outubro é marcado pelas chuvas de primavera com totais mensais mais elevados no Oeste e Meio Oeste de SC. Os acumulados de chuva variam de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média. Em dezembro, com o início das chuvas de verão, os acumulados passam a variar de 150 a 190 mm na Grande Florianópolis e do Oeste ao Litoral Norte, e nas demais regiões os volumes variam entre 130 a 150 mm.

Durante a estação os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados à passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão que serão mais frequentes em dezembro, janeiro e fevereiro.

Em outubro os ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil ainda trazem perigo para a navegação e a pesca, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca. Em novembro e dezembro diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Temperatura:

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média em SC. Ressalta-se que em outubro e início de novembro massas de ar frio ainda podem causar queda na temperatura no período noturno e episódios isolados com formação de geada fraca ao amanhecer nas áreas mais altas do Planalto Sul. O fenômeno La Niña favorece dias com grande amplitude térmica, tardes ensolaradas e quentes seguidas de noites mais frias para a época do ano. Em novembro e dezembro episódios de madrugadas e início da manhã com temperatura baixa para a época do ano são eventuais e as massas de ar quente serão mais atuantes e com maior duração.

São caraterísticas da primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em agosto de 2021, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram anomalia de temperatura na superfície do mar (TSM) em torno de -0,5°C a 1,0°C, como mostra a Figura 1. Em setembro a TSM apresentou anomalia negativa em torno de -1,0 e -0,5°C na área de monitoramento, e com anomalia positiva de 1,0°C na parte superior da região leste no El Niño 1+2, próximo à costa do Equador (Figura 2). Para os próximos a previsão é de TSM permanecendo com anomalia negativa no Pacífico Equatorial e fortalecimento do fenómeno La Niña, até o final do ano de 2021. No Atlântico Sudoeste observa-se anomalia negativa de TSM (-1,0°C e -2,0°C) em faixa estreita próximo da costa, sobretudo em agosto, e com anomalia positiva no restante da área, afastado da costa, em torno de 1,0°C.

Figura 1 – Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em agosto de 2021.
Figura 2 – Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, de 01 a 25 de setembro de 2021.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima e Clovis Corrêa (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC, ALERTABLU e CIGERD.