Epagri e Porto de Imbituba ampliam monitoramento do tempo e clima

Em ação conjunta entre as duas Instituições, a analista de Oceanografia do Porto de Imbituba Camila Kuminek de Amorim e os técnicos da Epagri Roberto Carlos da Silveira, Rafael Araújo e Hamilton Justino Vieira fizeram a instalação final da estação anemométrica automática com telemetria para dar continuidade da coleta de dados ambientais para estudos científicos, projetos de engenharia, laudos para eventos extremos e apoio à tomada de decisão das operações portuárias.

A SCPAR Porto de Imbituba é uma sociedade de economia mista do estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias em franco crescimento. No ano de 2020 bateu os recordes de movimentação anual, movimentações mensais e de embarques. Teve Início da operação da pera ferroviária. Instalação das bases de apoio às famílias dos caminhoneiros. Aprovação do novo PDZ do Porto Organizado. Alcance do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que resultou na conquista do Prêmio Portos + Brasil.

A EPAGRI com uma rede de aproximadamente 200 estações meteorológicas concorre para promover a preservação, recuperação, conservação e utilização sustentável dos recursos naturais. Os dados com atualização horária são disponibilizados aos usuários de forma gratuita na plataforma AGROCONNECT e Litoral on line da Epagri/Ciram. Os dados também são utilizados para auxiliar na elaboração, da previsão do tempo, avisos e boletins meteorológicos especiais; promover a execução de estudos e levantamentos meteorológicos e climatológicos aplicados à agricultura e maricultura e oceanografia.

A cooperação entre Instituições mostra a pró atividade de seus gestores em prol da Sociedade Catarinense.

Contato:

Hamilton Justino Vieira

E-mail: vieira@epagri.sc.gov.br

Telefone: (48) 3665-5006